Quando pensamos em diferentes fusos horários, e se nos puserem a questão de qual o país que os tem diferentes em maior quantidade em todo o mundo, a tendência é que pensemos em países com grandes áreas territoriais.
Rússia, Canadá, EUA ou China são respostas que podem surgir imediatamente na cabeça, mas nenhuma destas está correta. Para ter a resposta certa, há que pensar historicamente e pensar, por exemplo, em fatores como o colonialismo, e ter uma visão global para além de a extensão territorial de um país por si só.
Surpreendentemente, o país com mais fusos horários é França, com 12 (13 se contarmos com a reivindicação que faz da Antártida), segundo os Recordes do Guinness. O número alto deve-se aos vários territórios sobre os quais ainda tem soberania, como a Polinésia Francesa e ilhas nas Caraíbas, Oceano Índico e até no Oeste do Pacífico.
São assim os seguintes fusos horários observados em França, bem como nos territórios noutros continentes, segundo o Tempo Universal Coordenado (UTC):
UTC−10:00: a maior parte da Polinésia Francesa
UTC-09:30: Ilhas Marquesas
UTC-09:00: Ilhas Gambier
UTC-08:00: Ilha Clipperton
UTC−04:00 (AST): Guadalupe, Martinica, Saint Barthélemy, Saint Martin
UTC−03:00 (PMST): Guiana Francesa, Saint Pierre e Miquelon
UTC+01:00 (CET): França continental
UTC+03:00: Mayotte, ilhas espalhadas no Oceano Índico
UTC+04:00: Reunião, Ilhas Crozet
UTC+05:00: Ilhas Kerguelen, São Paulo e Ilhas de Amsterdão
UTC+11:00: Nova Caledônia
UTC+12:00: Wallis e Futuna













