Putin e Xi querem viver para sempre? Líderes políticos ‘apanhados’ pela TV em conversa sobre imortalidade

Segundo o áudio captado pelo circuito interno de TV, os dois líderes políticos foram ouvidos a refletir sobre a possibilidade de imortalidade através de transplante de órgãos e procedimentos médicos avançados

Francisco Laranjeira
Setembro 3, 2025
14:37

O presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente chinês, Xi Jinping, foram ‘apanhados’ a conversar em particular sobre a possibilidade de viver pelo menos 150 anos, à margem do grande desfile do Dia da Vitória na China, que decorreu em Pequim, avançou esta quarta-feira o jornal ‘POLITICO’.

Segundo o áudio captado pelo circuito interno de TV, os dois líderes políticos foram ouvidos a refletir sobre a possibilidade de imortalidade através de transplante de órgãos e procedimentos médicos avançados.

“Antigamente, as pessoas raramente chegavam aos 70 anos, mas hoje em dia, aos 70, ainda se é uma criança”, disse Xi a Putin, de acordo com o tradutor em russo. “Com o desenvolvimento da biotecnologia, os órgãos humanos podem ser transplantados continuamente e as pessoas podem viver cada vez mais jovens, e até mesmo alcançar a imortalidade”, respondeu Putin, de acordo com a tradução em mandarim.

“As previsões são de que neste século também haverá uma chance de viver até os 150 anos”, rematou Xi.

Xi Jinping recebeu 26 líderes mundiais, incluindo Putin e o ditador norte-coreano Kim Jong-Un em Pequim esta quarta-feira, para um grande desfile militar que comemorou 80 anos da rendição do Japão na II Guerra Mundial e da vitória da China sobre as forças de ocupação.

O evento marcou também a primeira vez que os três governantes — Xi, Putin e Kim — apareceram juntos em público.

A China tem um longo histórico de extração forçada de órgãos de prisioneiros executados, que foi oficialmente proibida em 2015. No entanto, isso não restringiu a prática, já que o Governo recorreu a minorias específicas para a extração de órgãos, incluindo os uigures que enfrentam um genocídio na parte ocidental do país.

Putin e Xi têm ambos 72 anos.

No ano passado, os britânicos do ‘The Times’, de Londres, relataram que as autoridades do Kremlin orientaram cientistas a acelerar a pesquisa anti-envelhecimento, com foco na degeneração celular, declínio cognitivo e fortalecimento do sistema imunológico.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.