O candidato presidencial Cotrim Figueiredo afirmou hoje que os problemas no Serviço Nacional de Saúde (SNS) são reais e não perceções, e que há por parte do Governo PSD/CDS-PP a tentativa de “esconder essa realidade objetiva”.
“As pessoas que esperam por consultas, por cirurgias, por lhes ser atribuído médico de família e que sofrem diariamente com as ineficiências do SNS não são perceções, são casos reais e os dados existentes, estatísticos, frios e objetivos mostram que estão iguais ou estão piores”, disse o também eurodeputado.
O antigo líder da IL, acompanhado da ex-deputada do PSD Liliana Reis, reagia às declarações do primeiro-ministro, Luís Montenegro, que defendeu que há uma “perceção de caos” no SNS, mas afirmou que “isso não é a realidade” do setor.
No final de uma visita ao Centro de Tropas de Operações Especiais do Exército em Lamego, no distrito de Viseu, fechada aos jornalistas, Cotrim Figueiredo insistiu que o problema do SNS é real e que o Governo o está a tentar esconder.
“É uma tentativa de esconder aquilo que é uma realidade objetiva, mascarando-o de problema de perceção”, assinalou.
Em sua opinião, “quando não se reconhece a natureza e a extensão dos problemas dificilmente, depois, se consegue resolvê-los”.
“Quando não se vai à raiz dos problemas não se pode esperar que haja alterações substanciais na qualidade do serviço de saúde que é prestado aos portugueses”, acrescentou.
Atualmente, “o que existe é uma saúde para ricos e outra para pobres, porque quem tem a possibilidade dirige-se a um serviço que os atenda no imediato e quem não têm espera muito tempo para ser atendido e, muitas vezes, sofre sequelas por via dessa demora”.
“Portanto, lamento senhor primeiro-ministro, não tente enganar as pessoas, porque não há um problema de perceção, há um problema real”, apontou.














