Portugal vai transferir um milhão de euros suplementar para a UNRWA – Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados no Próximo Oriente -, apesar das recentes polémicas que envolveram o organismo da ONU. “Este milhão suplementar vem em circunstâncias diferentes, em circunstâncias novas, na sequência de alguns países terem anunciado que vão congelar os seus apoios”, referiu João Gomes Cravinho, ministro dos Negócios Estrangeiros em Bruxelas.
Israel acusou uma dúzia de trabalhadores daquela organização de estarem envolvidos no ataque do Hamas e a própria organização da ONU anunciou que iria abrir uma investigação e expulsar vários funcionários.
O anúncio levou vários países – Estados Unidos, Canadá, Austrália, Itália e Reino Unido – a suspenderem o financiamento à associação.
Entretanto, o Hamas negou que o pessoal da ONU tenha participado nas ações militares e a Autoridade Nacional Palestiniana manifestou “grande espanto com as medidas tomadas por alguns países antes da conclusão das investigações da ONU” para apurar a veracidade das suspeições.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros palestiniano alertou para o facto de a UNRWA ser fundamental para a sobrevivência de muitos habitantes de Gaza, apelando a que fossem primeiro confirmadas as acusações de conluio feitas por Israel.
João Gomes Cravinho frisou que “estamos profundamente confiantes e satisfeitos com as explicações que nos foram dadas”. “Pode ter acontecido, como pode acontecer em qualquer organização, haver pessoas que cometem crimes e têm atividades que não são corretas e isso não significa que a instituição como um todo deva ser condenada”, defendeu o ministro.
A UNRWA é, para o Governo português, “insubstituível”, pelo que Portugal vai fazer a sua parte para “assegurar que a população palestiniana continua a receber apoio”.
Portugal já tinha anunciado, no final de 2023, o apoio de 4 milhões de euros para a população palestiniana. Segundo o ministro, a transferência já foi efetuada e “nas próximas semanas” será enviado o milhão complementar.














