Os arquitetos da inteligência artificial (IA) – como Mark Zuckerberg, Elon Musk, Jensen Huang e Sam Altman – foram escolhidos esta quinta-feira como ‘Personalidade do Ano de 2025’ pela revista ‘Time’ “por inaugurarem a era das máquinas pensantes, por surpreenderem e preocuparem a humanidade, por transformarem o presente e transcenderem os limites do possível”.
A foto da capa mostra vários CEO de empresas de tecnologia a almoçar sentados numa viga de aço suspensa no alto de um arranha-céu em Nova Iorque, uma referência à famosa fotografia de 1932 intitulada “Almoço no topo de um arranha-céu”.
Neste caso, os protagonistas da foto são: Zuckerberg, líder da Meta; Lisa Su, CEO da AMD; Musk, CEO da Tesla, SpaceX, fundador da xAI e cofundador original da OpenAI; Huang, CEO da Nvidia; Altman, líder da OpenAI; Satya Nadella, CEO da Microsoft; Demis Hassabis, CEO do Google DeepMind; Dario Amodei, CEO da Anthropic; e Fei-Fei Li, codiretora do Instituto de IA da Universidade de Stanford.
“A ‘Personalidade do Ano’ é uma maneira poderosa de concentrar a atenção do mundo nas pessoas que moldam as nossas vidas”, escreveu Sam Jacobs, editor-chefe da revista ‘Time’. “E este ano, ninguém teve um impacto maior do que os indivíduos que imaginaram, projetaram e construíram a IA.”
A designação de ‘Personalidade do Ano’ é reservada para “a pessoa ou pessoas que mais impactaram as notícias e as nossas vidas, para o bem ou para o mal, e que personificaram o que foi importante neste ano, para o bem ou para o mal”.
2025 was the year when artificial intelligence’s full potential roared into view, and when it became clear that there will be no turning back.
For delivering the age of thinking machines, for wowing and worrying humanity, for transforming the present and transcending the… pic.twitter.com/mEIKRiZfLo
— TIME (@TIME) December 11, 2025














