pub

O relançamento de um ícone

Relançar um ícone como o A110 é um desafio apaixonante. O entusiasmo suscitado pelo novo Alpine A110 é um orgulho para todo o Grupo. Assumidamente um símbolo de excelência e de elegância, o Alpine A110 distingue-se pelo tratamento exclusivo dos clientes e pela exaustiva atenção ao detalhe. Uma marca para todos os amantes de automóveis, sejam revivalistas que se recordam do mítico A110, ou novos compradores que apreciam o design e a exclusividade.

Em entrevista, Pedro Pessoa, conselheiro Comercial da Alpine, explica que este modelo é como «adquirir um pedaço de história».

A então marca de Jean Redélé, o A110, era conhecida pelo conforto espartano e pela experiência de condução. Quais os argumentos do moderno Alpine A110?

Quando falamos de um Alpine A110 historicamente falamos de um carro leve, ágil e rápido. Esses são os princípios da marca e que se mantêm na actualidade. Temos um veículo 96% fabricado em alumínio com um peso que varia entre os 1080 kg e os 1114 kg. Importante também referir a caixa de velocidades Getrag de dupla embraiagem húmida que equipa o Alpine, tecnologia de ponta e um excelente conforto dão-nos um garantido prazer de condução ao volante.

Como têm vindo a comunicar este modelo em Portugal?

A Alpine tem uma grande aceitação no universo dos amantes de automóveis, o nosso foco em comunicar o novo A110 é de o dar a conhecer ao público em geral. Não queremos tornar a marca Alpine mainstream mas queremos que o público saiba que existe e o que é. Comunicamos o Alpine A110 como um carro que se pode usar na rotina diária e ao mesmo tempo tirar partido de um prazer de condução constante.

Em Janeiro de 2018, e após 23 anos de espera, o Alpine regressa a Portugal. Como define esta entrada?

Foi uma chegada muito aguardada pelos nossos fãs, existia uma certa urgência em ver o carro, em experimentar. O regresso da Alpine a Portugal foi um sucesso, a marca e o público nacional têm uma história conjunta.

Um passado vincado pelas vitórias no Rali de Portugal em 1971 e no Campeonato Mundial de Ralis em 1973. Quais as características mantidas e as que sofreram alterações do modelo original?

O novo A110 é um carro que traz do passado o que de melhor o seu antecessor tinha: prazer de condução, leveza e agilidade. O conforto não pode ser comparado com o original A110, falamos de um carro extremamente confortável mesmo até para um desportivo moderno, e para isso muito ajudam as suspensões de braços duplos por cada roda. É também um carro que dispõe de tudo o que um carro moderno pode ter hoje como: conectividade Bluetooth, GPS 3D ou sistema de som premium hi-fi.

Mas o público-alvo mantém-se? E de que forma tencionam chegar a novos clientes?

O nosso público-alvo são todos os amantes de automóveis, sejam revivalistas que se recordam do mítico A110, ou compradores que apreciam o design e exclusividade da marca. De forma a chegar aos clientes temos uma forte aposta no digital, redes sociais ou media mais convencionais, sem esquecer que temos participado em eventos de automobilismo em Portugal.

No mercado português, que outros marcos ressalvaria?

Portugal foi recentemente palco do lançamento internacional do Alpine A110S, é um reconhecimento do nosso trabalho e das excelentes condições que temos no nosso país. Estiveram presentes mais de 80 jornalistas dos 15 países onde a Alpine tem actividade, foi um evento muito positivo para Portugal e para a Alpine.

Este ano, também foi criado o Clube Alpine Portugal, em Leiria. Qual é a agenda?

A agenda do Clube Alpine Portugal está a ser trabalha e discutida pelos elementos pertencentes ao grupo da Direcção. Será apresentada em Assembleia Geral no próximo dia 17 deste mês. Mas poderão esperar uma variedade de eventos e actividades em linha com a marca para 2020.

Como se diferencia das ofertas dos outros players do mercado?

Somos uma marca “jovem” no mercado, iniciámos actividade em Portugal em 2017 e actualmente temos um showroom e um ponto de assistência localizado na Renault Chelas. Somos uma marca que gosta e defende a exclusividade, é um dos factores mais apreciados pelos nossos clientes. O produto ajuda-nos a ser diferentes, é um carro diferente da oferta comercial das outras marcas, é como adquirir um pedaço de história.

A marca Alpine A110 recomeçou em França e em alguns países da Europa em 2013. Como é que correu o relançamento?

O relançamento da marca Alpine foi um sucesso. Os números falam por si, não só em Portugal, mas em todos os países onde a Alpine existe. Neste momento temos actividade também fora da Europa, Japão e Austrália foram as mais recentes apostas da marca e já se mostram como opções vencedoras.

O desportivo de dois lugares, vendeu em menos de dois anos 7176 unidades. Significa que o moderno Alpine A110 já vendeu mais em dois anos do que o original fabricado durante 15 anos (1962 a 1977). Quais os números do mercado português?

Desde Maio de 2018, foram comercializadas 37 viaturas. Tanto o Alpine A110 GT4 como o Alpine A110 Rally são-no pelo nosso parceiro de competição automóvel a Signatech. Este ano, a nossa expectativa é a de comercializar um mínimo de 25 viaturas.

Como é que define a actividade da RRG no actual panorama?

A Renault Retail Group (RRG) opera no retalho automóvel com as vendas dedicadas à Renault, Dacia e Alpine. A RRG tem um peso de 27% das vendas destas marcas em Portugal, emprega mais de 400 colaboradores, em cinco estabelecimentos em Lisboa e Porto, vende mais de 10 mil carros novos e quatro mil usados.

À semelhança de outras organizações, poderão surgir novos modelos sob a marca Alpine?

A Alpine veio para ficar, não é um projecto de um carro. Teremos novidades nos próximos meses seguramente. Mas até ao final do ano não teremos novos modelos ou mudanças nos modelos actuais.

O Alpine A110 foi considerado o “Automóvel mais belo de 2017” pelo grande público numa votação online. Qual é a leitura?

Falamos de um carro com um design moderno e atractivo, muito aguardado pelo público. Destaco que o Alpine A110 ficou nomeado para carro do ano 2018 (COTY) e empatou com o vencedor Jaguar I-Pace na final.

Ler Mais
pub

Comentários
Loading...