Novos Honda Jazz e Crosstar híbridos já têm preços

A Honda anunciou os preços dos seus novos Jazz e Crosstar híbridos que o Automonitor teve oportunidade de conhecer em Belém, Lisboa, a convite da marca.

Automonitor
Outubro 12, 2020
13:58

Os dois novos modelos – que já estão disponíveis por encomenda e devem chegar aos primeiros clientes até final do ano – representam uma mudança de paradigma para a Honda com foco na eletrificação de toda a gama europeia até 2022.

Se, inicialmente, a terceira maior marca automóvel do mundo ambicionava ter dois terços da sua oferta eletrificada em 2025, agora, a Honda afirma que a sua gama estará totalmente electrificada já em 2022 – com mais quatro modelos híbridos ou totalmente eléctricos confirmados para a Europa até essa data. I

Tanto o novo Jazz como o Crosstar estão disponíveis exclusivamente numa solução híbrida, graças ao sistema e:HEV constituído pelo motor 1.5 i-VTEC e dois motores elétricos compactos (um com a função de gerador e outro encarregado da propulsão).

Os dois modelos apresentam um novo design exterior, assente numa nova filosofia denominada “Yoo no bi” – expressão que, no essencial, pretende reconhecer a beleza que existe nos itens de uso quotidiano, e que têm sido aperfeiçoados ao longo do tempo, por forma a torná-los ainda mais belos e utilizáveis para os fins a que se destinam.

Em Portugal, tanto o Honda Jazz como o Crosstar estão disponíveis em apenas um nível de equipamento apelidado “Executive” que no caso do Jazz permite escolher entre sete cores exteriores e duas combinações de interiores, e no caso do Crosstar permite quatro cores (todas incluem o tejadilho pintado num tom negro) e uma combinação interior com estofos à prova de água.

Com 4044 mm de comprimento, 1694 mm de largura e 1526 mm de altura, e uma distância entre eixos de 2517mm, o Jazz continua a posicionar-se entre o segmento dos utilitários e o dos familiares compactos, muito graças à habitabilidade interior quer permite bastante espaço para pernas atrás e uma bagageira com capacidade entre os 309 e os 1205 litros.

Como referido acima, o novo Jazz apresenta-se com um motor a gasolina 1.5 i-VTEC (com 98 CV e 131 Nm), um motor eléctrico de propulsão (com 109 CV e 253 Nm), um motor eléctrico gerador, uma caixa e-CVT de relação fixa e uma bateria de iões de lítio.

Com uma potência combinada de 109 CV, o novo Jazz promete oferecer a melhor relação entre consumos e prestações da classe, anunciando 9,5 segundos nos 0-100 km/h, 175 km/h de velocidade máxima e um consumo combinado de 4,6 l/100 km.

A configuração híbrida a que a Honda chama e:HEV combina três modos de condução: elétrico, em que a bateria alimenta o motor de propulsão elétrica; híbrido, em que o motor térmico produz e fornece energia ao motor gerador que por sua vez a passa ao de propulsão; combustão, em que é o motor térmico que transmite potência às rodas.

O condutor não tem qualquer intervenção sobre o sistema, já que a gestão electrónica do veículo se encarrega, a cada momento, de selecionar autónoma e automaticamente a opção que mais se adequa às condições de utilização e ao tipo de condução praticada.

Em termos de segurança, o novo Jazz conta com o programa Sensing que engloba sistemas como a travagem autónoma de emergência com alerta de colisão frontal e deteção de peões; o cruise control adaptativo com assistente de velocidade máxima; o assistente à manutenção na faixa de rodagem; o sistema de monitorização do ângulo morto; o sistema de leitura de sinais de trânsito; e o assistente de máximos.

O Jazz é ainda o primeiro veículo da sua categoria a incluir um airbag central dianteiro (destinado a evitar embates entre condutor e passageiro da frente em caso de colisão), a que se juntam o airbag para os joelhos do condutor e os airbags laterais traseiros – isto para além dos mais comuns airbags frontais, laterais dianteiros e de cortina.

Com mais 6 mm comprimento, 31 mm de largura e 30 mm de altura que o Jazz, o Crosstar – um assumido crossover urbano inspirado neste novo Jazz e que com ele partilha o propulsor híbrido – tem uma capacidade da mala que varia entre os 298 e os 1199 litros, sendo as prestações anunciadas de 9,9 segundos nos 0-100 km/h e 173 km/h de velocidade máxima, para um consumo combinado de 4,8 l/100 km.

Até final do ano, a Honda lançou uma campanha de 3 mil euros de desconto sobre o preço de venda ao público em ambos os modelos.

Para todos os clientes que possuam atualmente um modelo do construtor japonês, será feita uma campanha exclusiva que eleva o valor desse desconto até aos 4 mil euros (podendo o cliente manter à mesma o seu antigo Honda sem perder o desconto).

Preços:

Honda Jazz 1.5 HEV Executive – 25.500 euros (com campanha)

Honda Crosstar 1.5 HEV Executive – 28.500 euros (com campanha)

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.