A Kia, marca representada em Portugal pela Astara, acaba de lançar em Portugal o novo Stonic, modelo que apresenta uma profunda reformulação face à geração anterior e que vê agora amplamente reforçados os seus argumentos para competir no popular segmento B-SUV, em matéria de design, segurança, tecnologia e conectividade.
Com um estilo exterior assente na filosofia de design “Opposites United”, já presente em diversos modelos da família Kia, o novo Stonic foi desenhado e desenvolvido para satisfazer os clientes europeus, o seu principal mercado alvo.
Apesar de reter dimensões compactas, o Stonic aumentou em comprimento 25 milímetros relativamente ao seu antecessor (para 4165 mm), com o qual partilha da carroçaria apenas os painéis das portas. A grelha dianteira redesenhada, os para-choques proeminentes ou o conjunto de iluminação LED “Star Map” de assinatura Kia são alguns dos muitos elementos que conferem ao novo modelo um carácter mais arrojado e expressivo e que acentuam a sua identidade enquanto crossover.
No mercado nacional, o novo Stonic está disponível com o comprovado motor a gasolina 1.0 T-GDi, com 100 cv de potência, acoplado a uma caixa manual de seis velocidades ou automática de dupla embraiagem (DCT) com sete velocidades, em dois níveis de equipamento – Drive e Tech. Os preços definidos pela Astara no âmbito da campanha de lançamento iniciam-se em 21.490€, “chave na mão”.
Conectividade para a geração digital
O habitáculo totalmente renovado do Stonic é revelador da estratégia da Kia de democratizar funcionalidades avançadas e de incorporar um elevado grau de digitalização para os condutores que procuram manter-se conectados em movimento.
Exemplo disso é a configuração de dois ecrãs panorâmicos de alta resolução, destinados ao painel de instrumentos (com 11,1”) e ao sistema de infotainment com navegação (de 12,3”), que constitui uma nova referência entre os crossovers do segmento B, a que se junta um ecrã tátil multimodo digital que permite alternar entre o controlo da climatização e o infotainment.
Graças ao Kia Connect, o novo Stonic oferece serviços baseados na cloud e diagnóstico do veículo em tempo real, permitindo monitorizar, controlar e interagir com o veículo através da aplicação Kia.
A versão de entrada na gama “Drive” inclui desde logo uma extensa gama de equipamentos, nomeadamente conectividade Apple Car Play e Android Auto, jantes de liga leve de 16”, câmara traseira, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sensor de luz, cruise control, portas de carregamento USB-C, luzes diurnas e de presença traseiras em LED e barras de tejadilho.
A variante de topo Tech acrescenta jantes de liga leve de 17”, iluminação full-LED, vidros traseiros escurecidos, banco do passageiro com ajuste em altura, espelhos retrovisores com rebatimento elétrico, ar condicionado automático, sensores de chuva e faróis de máximos automáticos. Neste nível de equipamento associado à caixa automática estão ainda disponíveis de série o travão de mão elétrico e o seletor de modos de condução.
Segurança avançada
O novo Stonic eleva o patamar do seu segmento em matéria de segurança, incorporando um conjunto alargado de Sistemas Avançados de Assistência à Condução (ADAS). Utilizando uma rede de câmaras, monitoriza constantemente o ambiente circundante para ajudar a detetar potenciais perigos, ao mesmo tempo que inclui funcionalidades como o Driver Attention Warning (DAW), Forward Collision-Avoidance Assist (FCA), Lane Following Assist (LFA), Lane Keep Assist (LKA), Intelligent Speed Limit Assist (ISLA), entre outras.
Tal como os restantes modelos Kia, o novo Stonic beneficia de uma garantia de fábrica referencial de 7 anos ou 150 mil km, consoante o que ocorrer primeiro.















