Nova tabela da ADSE entra em vigor esta quarta-feira: beneficiários apanhados de surpresa com alterações de preços

Fernando Vaz de Medeiros, responsável da Associação Nacional de Beneficiários da ADSE, lamentou que não tenha sido feita qualquer comunicação por parte do Executivo

Francisco Laranjeira
Março 1, 2023
10:30

A nova tabela de preços da ADSE entrou em vigor esta quarta-feira com alterações que surpreenderam a Associação 30 de Julho – Associação Nacional de Beneficiários da ADSE: desde logo porque “a proposta de revisão da tabela não foi publicamente apresentada aos beneficiários”, lamentou Fernando Vaz de Medeiros, responsável da associação, em declarações à rádio ‘TSF’.

Pode consultar a nova tabela aqui:

Tabela-de-Precos-e-Regras-de-Regime-Convencionado-e-IPSS_01_marco_2023 (1)

“Não houve qualquer alerta, qualquer comunicação aos beneficiários, nem sequer uma notícia no site a alertar que os beneficiários vão pagar mais por alguns dos atos que constam da tabela”, referiu, sublinhando que “há especialidades em que os preços sofrem uma grande alteração. Esta é uma questão muito polémica e controversa: por que é que há especialidades com um preço mais elevado do que outras? Não sabemos como os médicos das especialidades que mantêm a remuneração vão reagir a esta tabela”.

“Esperávamos que a ADSE, com a força dos seus 1,3 milhões de beneficiários, tivesse capacidade para dizer aos hospitais privados ‘nós compreendemos a posição, vamos fazer um esforço financeiro no sentido de aumentar os preços mas pedimos em contrapartida um esforço dos hospitais privados de voltar a ter médicos em todas as especialidades e atos médicos como exames'”, garantiu Fernando Vaz de Medeiros.

“Há hospitais privados, por exemplo, em que exames de imagiologia, ou as ecografias, são retirados das convenções, o que prejudica fortemente os beneficiários”, apontou o responsável, não escondendo a preocupação “com esta situação. Esperávamos que fosse uma oportunidade para corrigir isto, não criando condições para mais saídas de médicos e permitindo o regresso imediato às convenções”.

ADSE dá passo atrás e volta a pagar consultas de médicos que saíram da convenção

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.