Esta manhã, pelas 7h48, a SpaceX do bilionário Elon Muskvai lançar dezenas de pequenos satélites que vão orbitar a Terra. Os aparelhos vão ser transportados por um foguete, que depois voltará e aterrará no nosso planeta.
Será o foguete Falcon 9 a fazer ‘as honras’ de transporte de 50 satélites. Será lançado a partir da Base de Força Espacial Vandenberg, na Califórnia, nos EUA, dando início à missão Transporter-7 da SpaceX.
Todo o processo poderá ser acompanhado em direto, no site da empresa.
Se tudo correr como previsto a parte inferior do Falcon 9 deverá fazer uma aterragem vertical pouco mais de 7 minutos depois do lançamento. Será a 10.ª vez que este aparelho é usado e que efetua uma aterragem.
A parte superior do foguete vai continuar a viagem com os 50 satélites, colocando-os em órbita. Esta carga vai ser libertada em intervalos de cerca de 90 minutos, um processo que vai começar 90 minutos depois da descolagem.
Os pequenos satélites vão ser operados por uma variedade de clientes da empresa, como por exemplo a canadiana CHCStat, que deteta emissões de gases com efeitos de estuda a partir do espaço.














