Com as noites de calor, verdadeiramente tropicais, que se têm sentido nos últimos dias, especialmente quando não há vento, são muitos os que sofrem com picadas de mosquitos.
Há também que passe incólume verões inteiros sem sofrer uma picada. O que explica a diferença? Estes insetos usam o seu olfato para encontrar as ‘vitimas’ e algumas pessoas tem um odor que lhes é mais agradável.
Assim é possível através de perfumes, sabões, repelentes ou até com mudanças na dieta, tomar medidas para evitar ser ‘devorado’ por mosquitos.
1 – Marca de sabonete é importante
Os sabões e sabonetes, ou géis de banho alteram o nosso odor natural, mas pessoas que usam o mesmo acabam por ficar a cheirar de forma diferente. Um estudo, citado pela Science Alert, descobriu que quem usava no banho sabonetes ou gel de banho das marcas Dove ou Simple Truth era mais atrativo para os mosquitos. Por outro lado, quem usava os mesmos produtos da marca Native, via efeitos de relente. Em alguns dos participantes, os sabonetes não fizeram qualquer diferença.
2 – Evite bananas
Um estudo norte-americano verificou que, para algumas pessoas, os mosquitos eram mais atraídos para o cheiro das suas mãos após terem comido uma banana. Não é verificado em todos os frutos, mas é portanto melhor escolher os que vai comer.
3 – Cerveja
O calor pode convidar a uma cerveja mas, apurou um estudo de 2010, esta bebida torna quem a consome mais atrativos para os mosquitos.
4 – Desodorizante
Os desodorizantes podem ser amigos valioso na altura de ‘escapar’ aos mosquitos. Para além de estes insetos serem mais atraídos para pessoas que estejam suadas, um estudo publicado na Nature, apurou que um componente de alguns desodorizantes (isopropyl tetradecanoate) evita picadas ao impedir que os mosquitos aterrem na superfície em que foi aplicado
5 – Não perca tempo com mezinhas
Diz a sabedoria popular que o alho e suplementos de vitamina B podem ajudar a repelir mosquitos. Dois estudos, feitos em 2005, vieram desmistificar estas crenças: nem tomar suplementos com esta vitamina, nem consumir alho têm qualquer impacto na altura de o mosquito escolher quem prefere picar.
6- Repelente com DEET
O DEET (N,N-dietilmetatoluamida) é um componente de vários repelentes de insetos que pode ser usado diretamente na pele. Não tem um odor muito agradável, nem para humanos nem para mosquitos, mas são produtos com este componente que oferecem proteção mais duradoura contra picadas.
7 – Tratar roupas com inseticida
Se não gosta da ideia de colocar repelentes na pele, pode tratar as suas roupas com um inseticida como a permetrina. Os mosquitos, muitas vezes, conseguem picar mesmo através da roupa.














