Se o colocarem num grupo do WhatsApp com estes números, saia imediatamente. Saiba como identificar esta burla

O WhatsApp tornou-se uma das principais formas de comunicação entre familiares, amigos e conhecidos em muitos países, como em Portugal. A popularidade da aplicação é tão grande que ele é utilizada por milhões de pessoas diariamente. No entanto, essa popularidade também atrai a atenção de cibercriminosos.

Nos últimos anos, o WhatsApp tornou-se um canal lucrativo para diversos tipos de golpes, desde falsos pedidos de ajuda até ofertas de emprego fraudulentas. E há agora um novo golpe.

A fraude em questão envolve adicionar utilizadores a grupos de WhatsApp compostos por números desconhecidos, muitas vezes estrangeiros. Dentro desses grupos, os burlões discutem sobre criptomoedas ou oferecem empregos falsos.

Os prefixos dos números nos grupos podem dar uma dica sobre a origem suspeita. Prefixos como +62 (Indonésia), +212 (Marrocos), +234 (Nigéria), +233 (Gana) e +241 (Gabão) são comumente associados a esses golpes. No entanto, também podem ser utilizados números de países europeus.

Como se pode proteger?

O WhatsApp, embora não seja o aplicativo de mensagens mais privado, oferece uma configuração que pode impedir que você seja adicionado a grupos fraudulentos.

Siga os seguintes passos:

  • Abra a aplicação WhatsApp.
  • Vá a Configurações.
  • Selecione a opção Privacidade.
  • Clique em Grupos.
  • Escolha a opção “Apenas meus contatos”.

Ao selecionar essa opção, apenas as pessoas que estão na sua lista de contatos poderão adicioná-lo a grupos. Assim, se um número desconhecido tentar adicioná-lo, receberá uma notificação e terá o poder de aceitar ou recusar a entrada no grupo. Caso detete números estrangeiros ou suspeitos, recomenda-se rejeitar e até denunciar o grupo.

Ler Mais





Comentários
Loading...