Sabe como funciona o truque dos dedos que pode usar para evitar acidentes (e uma multa de até 300 euros…) nas estradas?
Isto pode ser surpreendente para muitos condutores nas estradas portuguesas, mas não manter uma distância segura para o carro que circula à sua frente pode implicar uma multa. Se for numa autoestrada é uma contraordenação grave, que o Código da Estrada determina que pode ser sancionada com uma multa entre 60 e 300 euros.
A distância de segurança estabelecida com o carro da frente deve rondar os 100 metros, embora por vezes possa ser muito difícil calcular se está ou não a essa distância – em muitas autoestradas em Portugal, é possível encontrar os símbolos no asfalto que indicam a distância a que deve seguir. Mas há um truque se tornou viral, e chegou da Dinamarca: apenas precisa da sua mão para o utilizar.
Synes du, det er svært at vurdere, hvor lang afstand du bør holde til bilen foran? Så har du faktisk løsningen lige ved hånden 👍#dktrp #trafiksikkerhed #holdafstand https://t.co/KiVLRmH6BY
— Vejdirektoratet (@Vejdirektoratet) October 15, 2024
Levante o polegar e tape o carro que está à sua frente
A Vvejdirektoratet, a autoridade de trânsito do país nórdico, lançou um truque infalível para saber se está a manter a distância de segurança recomendada do carro da frente. O método não podia ser mais simples: basta levantar o polegar e tentar tapar o carro da frente. Com este simples gesto poderá saber se está a uma distância correta ou se deve abrandar e afastar-se dele.
A sua simplicidade torna-o muito útil durante a condução. Se ‘desaparece’, significa que a distância de segurança é adequada e não há necessidade de reduzir a velocidade, mas se ainda consegue ver algumas partes do carro, significa que está a menos de 100 metros dele e que é essencial aumentar essa distância o mais rápido possível.
Em Espanha, por exemplo, é utilizado outro truque pela DGT: aos condutores locais é proposto marcar um ponto na estrada e quando o carro da frente passar por ele, contar “1101, 1102”, o que equivale a dois segundos – se o condutor chegar a esse ponto de referência e ainda não tiver terminado a contagem, significa que está demasiado próximo.