Rússia testa prontidão de unidade de mísseis das suas forças nucleares estratégicas

A Rússia está a testar a prontidão de uma unidade de mísseis que faz parte das suas forças nucleares estratégicas, destacou esta sexta-feira o Ministério da Defesa, naquele que se tornou no mais recente de uma série de sinais de alerta para a Ucrânia e o Ocidente.

O teste está a decorrer na região de Tver, a noroeste de Moscovo, na mesma semana em que a NATO realizou o seu exercício nuclear anual e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, ter revelado o seu ‘Plano de Vitória’.

A inspeção envolve uma unidade equipada com mísseis balísticos intercontinentais Yars, que têm um alcance de até 11 mil quilómetros – o suficiente para atingir cidades dos EUA ena Europa – e são capazes de lançar múltiplas ogivas nucleares.

As tropas estão a praticar a movimentação dos mísseis no campo por distâncias de até 100 quilómetros sob camuflagem e a protegê-los contra ataques aéreos e grupos de sabotagem inimigos, destacou o ministério.

O presidente russo, Vladimir Putin, disse no mês passado que Moscovo tinha alargado a lista de cenários que o poderiam levar a utilizar armas nucleares, reduzindo efetivamente o limite para a sua utilização. A Ucrânia acusou Moscovo de chantagem nuclear e o novo responsável da NATO, Mark Rutte, disse que a aliança não se deixará intimidar pelas ameaças russas.

Recorde-se que Moscovo já realizou duas rondas de exercícios envolvendo unidades de mísseis Yars em julho. Realizou também três conjuntos de exercícios este ano para testar os preparativos para o lançamento de mísseis nucleares táticos, que têm um alcance mais curto e um rendimento inferior aos dos foguetões estratégicos intercontinentais.

Ler Mais



Comentários
Loading...