Rússia pode atacar a Suécia para obter controlo do Mar Báltico, alerta ministro sueco
A Rússia, que tem feito ameaças sucessivas à NATO, poderá vir a atacar a Suécia para obter o controlo do Mar Báltico, avisou esta quinta-feira o ministro da Defesa local, Paul Johnson, em entrevista ao jornal polaco ‘Rzeczpospolita’.
Segundo o membro do Governo sueco, embora as forças armadas de Vladimir Putin estejam focadas principalmente na guerra na Ucrânia, com um progresso ofensivo considerado medíocre, o Kremlin ainda está pronto para assumir riscos militares e políticos significativos.
“A Rússia representa uma ameaça à Suécia e a outros membros da NATO, e não podemos descartar um ataque russo ao nosso país”, destacou Johnson, observando que a Suécia está a aumentar significativamente os seus investimentos em Defesa. Em resposta à ameaça russa, a Suécia está a implementar um programa ambicioso para expandir a sua frota naval.
“Desde a invasão russa da Ucrânia, a importância militar e comercial do Mar Báltico cresceu para o Kremlin, então devemos considerar as intenções agressivas da Rússia nos nossos planos militares”, afirmou Johnson, destacando que, embora a Rússia tenha transferido algumas forças anfíbias do Báltico para o Mar Negro, a sua frota naval em São Petersburgo e Kaliningrado permanece praticamente intacta.
Por último, Johnson enfatizou que apoiar a Ucrânia é o melhor investimento em segurança, acrescentando: “Ela deve vencer esta guerra”, já que a Ucrânia serve como um escudo europeu contra novas agressões russas.