A Rússia iniciou, esta segunda-feira, exercícios planeados que envolvem mísseis balísticos intercontinentais Yars, informou a agência de notícias estatal ‘RIA’, citando o Ministério da Defesa russo.
De acordo com o ministério, os regimentos de ICBMs Yars nas regiões de Sverdlovsk e Altai “serão enviados para posições de campo”.
O Yars é um míssil nuclear intercontinental com alcance de até 11 mil km que pode ser transportado em caminhões lançadores ou implantado em silos.
A Rússia realizou manobras semelhantes no ano passado como um alerta nuclear ao Ocidente, num momento de intensificação da tensão devido à guerra na Ucrânia. O míssil Yars é um dos principais elementos do arsenal nuclear da Rússia, capaz de ser rapidamente implantado devido à sua natureza móvel.
O Ministério da Defesa russo não divulgou mais detalhes sobre a duração ou os objetivos específicos destes exercícios. O ICBM Yars é uma componente significativa da estratégia militar da Rússia, e a sua utilização em exercícios reflete a sua importância nos planos de defesa do país.














