O rei emérito Juan Carlos I vai aterrar, esta quarta-feira, por volta do meio-dia, no aeroporto Peinador de Vigo, num voo privado que chega de Londres. De Vigo, o pai de Felipe VI vai seguir de automóvel até à localidade de Sanxenxo, em Pontevedra, onde vai participar com a sua embarcação, o ‘Bribón’, numa regata do campeonato espanhol de vela, que se realiza este fim de semana.
Trata-se da segunda visita a Espanha do rei emérito desde que foi viver para os Emirados Árabes Unidos, em agosto de 2020, após um escândalo em diversos negócios ver-se envolvido em diversas suspeitas de corrupção e outras polémicas relacionadas com comportamentos considerados desrespeitosos das instituições espanholas.
A primeira viagem do pai de Felipe VI a Sanxenxo, em maio de 2022, tornou-se um frenesim mediático que deixou a coroa espanhola ‘atrapalhada’ – presentes estiveram mais de 200 jornalistas para cobrir o fim de semana que o ex-chefe de Estado passou na vila galega, onde se hospedou em casa do amigo e presidente do Real Clube Náutico local, Pedro Campos.
Em Sanxenxo, Juan Carlos I acabou também a saudar grupos de pessoas que se deslocaram à localidade e o receberam com gritos de “viva o rei” à sua passagem por diversos pontos. A visita terminou com uma escala em Madrid antes do regresso a Abu Dhabi em que o rei emérito se encontrou em privado com Felipe VI, segundo revelou a Casa Real espanhola, em comunicado, no qual o atual monarca condenou o “circo” em que se havia transformado a deslocação a Sanxenxo, tendo pedido ao ex-monarca para ser mais discreto em futuras viagens a Espanha.






