Quem é quem nos colossos do futebol? Conheça os donos das principais equipas da Europa

Lutam todos os anos pelos títulos nacionais e pela Liga dos Campeões e todos têm um historial incrível. São os gigantes do futebol europeu, aquelas equipas que todos sabemos dizer sem hesitação: Real Madrid, Barcelona, ​​​​​​Liverpool, Bayern… grandes equipas, recordou a publicação espanhola ’20Minutos’, com donos diferentes que desejam a glória no desporto-rei. Mas, quem é quem entre os maiores do futebol europeu?

Real Madrid (Espanha) – o clube blanco pertence aos seus mais de 90 mil associados, que elegem o presidente. Atualmente é Florentino Pérez.

Manchester City (Inglaterra) – em 2008, o Abu Dhabi United Group, um grupo de investimento liderado pelo xeque Mansour bin Zayed Al Nahyan, membro da família real dos Emirados Árabes Unidos, adquiriu o clube e desde então os citizens alcançaram as principais conquistas da sua história.

Bayern Munique (Alemanha) – o FC Bayern München eV é o acionista maioritário do clube, com 75% das ações. Mas também existem três empresas, a Audi, a Allianz e a adidas, que detêm os restantes 25%.

Barcelona (Espanha) – tal como acontece com o Real Madrid, o Barcelona é também propriedade dos seus mais de 100 mil associados, que elegem um presidente: Joan Laporta é a atual.

Juventus (Itália) – a equipa de Turim, a mais bem-sucedida da Serie A, pertence à família Agnelli, através da Exor NV, que detém 63,8% do capital social.

PSG (França) – a Qatar Sports Investments (QSI) é a proprietária maioritária do PSG desde 2011. O seu presidente é Nasser Al-Khelaïfi.

Inter (Itália) – desde maio de 2004 que o fundo Oaktree Capital Management é o proprietário do FC Internazionale Milano, pelo que o clube lhes pertence.

Liverpool (Inglaterra) – em 2010, o grupo de investimento Fenway Sports Group Holdings comprou a equipa inglesa e tem sido a sua proprietária todos estes anos.

Atlético de Madrid (Espanha) – o acionista maioritário do Atlético de Madrid é Miguel Ángel Gil Marín, através do Atlético HoldCo, embora existam outros como Idan Ofer com uma participação mais reduzida.

Chelsea (Inglaterra) – a Clearlake Capitals detém a participação maioritária do clube após a venda de Roman Abramovich em 2022, como resultado da guerra na Ucrânia.

Borussia Dortmund (Alemanha) – o clube está cotado na Bolsa de Valores alemã e pertence a vários sócios, tendo entre os acionistas diversas empresas, como a Puma. No entanto, os adeptos têm muito peso na tomada de decisões.

Benfica – o clube é propriedade de mais de 200 mil associados, que por sua vez são proprietários de várias empresas relacionadas, incluindo a corporação desportiva que gere o futebol.

Arsenal (Inglaterra) – Stanley Kroenke, magnata americano do desporto e dono de várias equipas, é também dono do Arsenal. Começou a adquirir ações em 2007 e 11 anos depois era o único proprietário.

AC Milan (Itália) – a empresa de investimento americana RedBird Capital Partners adquiriu mais de 99,9% das ações do clube em 2022, tornando-se a empresa que atualmente controla o premiado clube italiano.

Manchester United (Inglaterra) – a família americana Glazer foi proprietária da equipa, depois de o patriarca ter adquirido ações do clube pela primeira vez em 2003. No ano passado, o multimilionário britânico Jim Ratcliffe, dono da Ineos, empresa multinacional da indústria química, tornou-se proprietário dos red devils, depois de ter adquirido 25% das ações.