Parlamento autoriza viagem de Marcelo à Ucrânia: PCP foi o único partido contra
O Parlamento autorizou a viagem de Marcelo Rebelo de Sousa, que se encontra na Polónia, até à Ucrânia. Todas as bancadas parlamentares aprovaram o pedido endereçado à Assembleia da República pelo Presidente, com exceção do PCP, que se manifestou contra a deslocação do Chefe de Estado ao país devastado pela invasão da Rússia.
Assim, o Presidente da República, deverá deslocar-se à Ucrânia entre hoje e sexta-feira, segundo um pedido de autorização enviado ao parlamento.
O pedido foi feito a partir de Varsóvia, onde o chefe de Estado se encontra para uma visita oficial que começou na segunda-feira e termina hoje.
Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido hoje pelo homólogo polaco, Andrzej Duda, e irá encontrar-se ainda com os presidentes da câmara baixa do parlamento e do Senado daquele país.
Recorde-se que António Costa visitou a Ucrânia em maio de 2022 e revelou que Zelensky tinha convidado Marcelo a visitar o país, algo que o Presidente da República não descartou.
Já em fevereiro deste ano, Marcelo admitiu que a deslocação poderia acontecer “provavelmente no verão”. Esta seria uma oportunidade de Marcelo entregar a Zelensky pessoalmente o Grande-Colar da Ordem da Liberdade, que foi atribuído ao Presidente ucraniano para assinalar um ano da invasão da Rússia ao país.
*Com Lusa