OE2025: Agravamento dos impostos em 22% vai fazer preços dos combustíveis subir no próximo ano, alerta associação
José Rodrigues, vice-presidente da ANAREC, defendeu esta sexta-feira que os preços dos combustíveis vão aumentar no próximo ano, devido ao agravamento da carga fiscal que consta na proposta de Orçamento do Estado para 2025.
Em declarações à ‘CNN Portugal’, o responsável salientou que “prevê-se uma penalização do preço dos combustíveis, pelo que se conhece do OE2025, um agravamento dos impostos sobre os combustíveis em 22%”.
“Em termos absolutos, estamos a falar de 650 milhões de euros” a mais, apontou José Rodrigues, salientando que o “imposto de produtos petrolíferos é o segundo maior indireto da receita fiscal portuguesa”. “Prevê-se que o ISP (Imposto sobre os produtos petrolíferos e energéticos) irá representar 4,2 mil milhões de euros em 2025”, concluiu.
Recorde-se que a Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (Anarec) criticou o Governo pelo gradual descongelamento da taxa de carbono, em sede de imposto sobre os produtos petrolíferos e energéticos (ISP), medida inscrita na proposta de Orçamento do Estado para 2025 (OE2025). “É com profundo desagrado e crescente preocupação, que a ANAREC recebeu as notícias de que o Governo pretende continuar a descongelar a taxa de carbono, medida inscrita no Orçamento de Estado para 2025”, referiu o comunicado, no qual o organismo apela ao Governo que reveja a posição assumida sobre a taxa de carbono.
De acordo com a ANAREC, o descongelamento e gradual subida da taxa de carbono vai ter “um forte impacto nos preços finais dos combustíveis que são pagos pelo consumidor final”. O único benefício, prossegue a entidade, é “mais receita fiscal” para o Estado.
“O aumento da taxa de carbono reflete-se ainda com maior incidência no preço do GPL engarrafado, ou seja, no gás de botija, que é um bem essencial a uma grande percentagem de famílias portuguesas, nomeadamente em zonas do país onde não há outra alternativa que não o GPL engarrafado”, conclui o comunicado.