Norma Euro 7: o que é, como funciona e como pode afetar o seu próximo carro

O Parlamento Europeu e o Conselho da União Europa chegaram a acordo para introduzir a norma Euro 7: o futuro regulamento vai entrar em vigor 30 meses depois da assinatura do acordo, ou seja, provavelmente em 2026. Mas, em que consiste?

O que é o Euro 7 e porque é que é tão importante?

O Euro 7 é um regulamento da União Europeia para a homologação futura de veículos motorizados e motores, bem como de outros componentes de veículos, no que diz respeito às suas emissões e à durabilidade das baterias.

O Euro 7 é um regulamento exigente?

Ainda é provisório e foi descrito pelos especialistas como suave: o motor de combustão, por exemplo, vai ter lugar na Europa durante esta década. No fundo, é uma transição mais lenta para os veículos elétricos.

Por que é importante?

O novo regulamento é muito importante porque se fosse determinado um Euro 7 muito duro, os fabricantes automóveis serão obrigados a investir mais em desenvolvimento tecnológico nos motores, o que implicaria custos adicionais para os utilizadores, que poderão ver aumentar os preços dos automóveis em até 2 mil euros.

Em que consiste?

Os novos regulamentos manterão os mesmos níveis máximos de emissões dos da atualidade, tanto nos veículos ligeiros como nos pesados. A grande mudança na regulamentação refere-se aos limites de partículas libertadas pelos travões e pneus.

Os carros só poderão libertar 3 mg/km para veículos elétricos puros; 7 mg/km para a maioria dos veículos com motores de combustão interna, híbridos elétricos e veículos com células de combustível e 11 mg/km para carrinhas com motores de combustão.

Os regulamentos acordados também estabelecem os requisitos mínimos de desempenho para a durabilidade das baterias em automóveis elétricos e híbridos (80% desde o início da sua vida útil até cinco anos ou 100.000 quilómetros e 72% até oito anos ou 160.000 km) e para carrinhas. (75% desde o início da sua vida útil até cinco anos ou 100.000 km e 67% até oito anos ou 160.000 km).

É também introduzido um “passaporte ambiental do veículo”, que vai conter informações sobre o desempenho do veículo no momento da sua matrícula, como parâmetros como as emissões de CO2, o consumo de combustível ou eletricidade, a autonomia elétrica e a durabilidade da bateria do veículo.

Assim, os fabricantes automóveis terão de conceber os seus veículos para evitar a adulteração dos sistemas de controlo de emissões.

Afeta todos os veículos?

As normas Euro 7 aplicar-se-ão tanto aos veículos ligeiros (automóveis e carrinhas) como aos veículos pesados ​​(camiões e autocarros) vendidos na UE.

Afeta todos os tipos de combustível?

Os padrões Euro 7 são neutros em termos de tecnologia e combustível. Isto significa que os mesmos limites de emissões se aplicam a todos os veículos da mesma categoria, independentemente da tecnologia (por exemplo, motor de combustão interna convencional, híbrido ou plug-in) ou do combustível utilizado (gasolina, gasóleo ou outro). Aplicam-se também a veículos com zero emissões de CO2 (veículos eléctricos ou com células de combustível).

O Euro 7 também afetará os veículos elétricos?

Sim. Embora os carros eléctricos não emitam emissões através do tubo de escape, eles expelem poluentes para a atmosfera, especialmente partículas provenientes de pneus e travões. Essas partículas são emitidas por todos os veículos, inclusive os elétricos.

Quando entrará em vigor o Euro 7?

É o que ainda não foi determinado, pois falta a sua aprovação final.

O texto acordado prevê que os regulamentos para automóveis de passageiros serão aplicados 30 meses após a aprovação final pelo Conselho e pelo Parlamento Europeu e 48 meses mais tarde para veículos pesados, podendo então ser adiado para além de 2026 e 2028. Ainda não há uma data específica para seu lançamento.

O que acontece se comprar um carro antes do Euro 7?

É muito provável que antes do Euro 7 ainda existam veículos com a regulamentação anterior. Estes veículos poderão continuar a circular sem problemas em todas as estradas e na grande maioria das ruas da cidade.

Quais são os poluentes regulamentados pelos regulamentos Euro 7?

A principal diferença é o regulamento do óxido nitros para camiões e camionetas – este poluente é um poderoso gás com efeito estufa que fica regulamentado pela primeira vez pelas normas Euro. Importa destacar que o Euro 7 será o primeiro regulamento do mundo a definir regras para as partículas ultrafinas (até 10 nanómetros), as partículas dos travões e a vida útil da bateria.

E as emissões de CO2? Por que não estão nos regulamentos Euro 7?

As normas Euro (neste caso Euro 7) não abordam as emissões de CO2 dos veículos rodoviários. Os padrões que analisam o CO2 são concebidos para a qualidade do ar rumo à mudança para a mobilidade elétrica.

Como são medidas as emissões poluentes?

As emissões são monitorizadas por diferentes sensores a bordo do veículo, o que facilitará os controlos técnicos regulares e verificações de conformidade. Além disso, garante que as emissões não aumentem desproporcionalmente ao longo do tempo.

Como serão testadas as emissões do veículo?

Para os veículos ligeiros, as normas Euro 7 vão basear-se nos testes Euro 6 de emissões reais de condução (RDE), que têm sido fundamentais para restaurar a confiança no setor automóvel.

Como se pode garantir o cumprimento da regulamentação durante a vida útil dos veículos?

Atualmente, os carros com a norma Euro 6 têm de cumprir os requisitos de emissões apenas até 100.000 quilómetros ou 5 anos de utilização, enquanto a idade média dos carros na Europa é próxima dos 12 anos. Com a nova regulamentação, os limites Euro 7 devem ser respeitados até 200.000 quilómetros e 10 anos de utilização.

Como serão registados esses dados sobre elementos contaminantes?

Tanto os veículos ligeiros como os pesados ​​terão de estar equipados com sistemas de monitorização de emissões (OBM) a bordo. Utilizando sensores para medir o desempenho em termos de emissões, os veículos com a norma Euro 7 serão capazes de sinalizar problemas antes que estes ocorram e permanecerem eficientes e menos poluentes.

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