NASA está a oferecer 100 mil dólares a quem conseguir resolver este problema: veja como se candidatar

Participantes são convidados a ajudar a “fornecer soluções ou potenciais soluções para aprimorar a análise de águas de inundações, utilizando um ou mais métodos de computação não convencionais”

Francisco Laranjeira
Maio 31, 2025
10:00

Se tiver ‘jeito’ para a matemática, a NASA tem um desafio interessante para si: não é preciso ser o próximo Stephen Hawking.

Há preocupações constantes sobre o que as mudanças climáticas estão a fazer com a Terra e se haverá um planeta para as gerações futuras herdarem. A NASA está ciente da fragilidade do ecossistema do nosso planeta, mas com os avanços tecnológicos na computação, espera aplicar isso a problemas do mundo real. Afinal, quando até o Deserto do Saara ficou alagado pela primeira vez em 50 anos, talvez seja hora de tomar nota.

A NASA divulgou informações sobre o Desafio Além do Algoritmo – que pode consultar aqui – , descrito como um espaço onde a “computação inovadora encontra a ciência da Terra”, incentivando mentes brilhantes a se destacarem. Através de “métodos de computação inovadores”, os participantes são convidados a ajudar a “fornecer soluções ou potenciais soluções para aprimorar a análise de águas de inundações, utilizando um ou mais métodos de computação não convencionais”.

“O Escritório de Tecnologia de Ciências da Terra da NASA (ESTO) procura soluções para problemas complexos de Ciências da Terra usando tecnologias de computação transformadoras ou não convencionais, como computação quântica, aprendizado de máquina quântica, computação neuromórfica ou computação na memória”, pode ler-se no site oficial.

A primeira fase encerra a 25 de julho, com a apresentação de um white paper de cinco páginas e um vídeo de dois a três minutos. Serão selecionados até 10 finalistas a 15 de agosto. A segunda fase exigirá que as soluções de código sejam enviadas para um repositório de código como o GitHub, além da apresentação das suas ideias para um painel de jurados ao vivo. Serão escolhidos três vencedores em setembro e cada um receberá 100 mil dólares. A terceira fase envolve a participação dos três vencedores num webinar “Financiamento 101” em outubro, seguido por uma entrevista de acompanhamento um ano depois.

As inscrições serão avaliadas com base em criatividade, viabilidade técnica, impacto, avaliação do modelo de negócios e apresentação. Indivíduos, organizações e equipas são incentivados a se inscrever, embora haja algumas restrições. Os candidatos devem ser cidadãos americanos ou residentes permanentes com 18 ou mais anos.

As organizações devem ser constituídas e manter um local principal de negócios nos Estados Unidos, enquanto as equipas devem ser compostas por indivíduos ou organizações qualificados, lideradas por um cidadão americano ou residente permanente com mais de 18 anos.

“Os riscos de inundações afetam a segurança pessoal e as iniciativas de uso da terra, afetando diretamente os meios de subsistência individuais, a propriedade da comunidade e o desenvolvimento e a resiliência da infraestrutura”, indica a NASA.

A agência espacial americana espera aplicar esses métodos num contexto de observação da Terra, impulsionado pela liderança da NASA e na esperança de expandir as fronteiras da tecnologia da computação. Por isso, se tiver soluções para resolver os problemas das inundações do mundo, fique a saber que o Desafio Além do Algoritmo é totalmente gratuito.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.