O Metro do Porto vai entrar, a partir desta segunda-feira, em regime de horário de verão, adaptando a oferta à procura típica da época estival, marcada pelas férias escolares e pelo aumento de afluência a zonas de lazer. A empresa anunciou a alteração esta quarta-feira, através de um comunicado oficial.
As mudanças incidem especialmente sobre duas das principais linhas da rede — a Linha Azul (A) e a Linha Amarela (D) — com reforço da frequência em períodos de maior movimento ao longo da semana.
Na Linha Azul, que liga o Estádio do Dragão, no Porto, a Senhor de Matosinhos, o reforço de serviço será aplicado nos dias úteis, entre as 17h00 e as 20h00. Durante este intervalo, a Metro do Porto assegura a circulação de seis veículos a cada 10 minutos, em ambos os sentidos, aumentando assim a capacidade de resposta em pleno horário de ponta da tarde.
Esta linha, além de atravessar zonas residenciais densamente povoadas, serve também vários pontos turísticos e comerciais da cidade, como a zona da Boavista, a Casa da Música e o terminal de Matosinhos, muito procurado durante o verão devido à proximidade com as praias.
Já na Linha Amarela, que faz a ligação entre o Hospital de São João e Vila d’Este (em Vila Nova de Gaia), a frequência também será ajustada durante os dias úteis, com seis circulações por hora previstas nas pontas da manhã e da tarde. Esta linha é uma das mais utilizadas por estudantes e trabalhadores, sendo também fundamental para o acesso a zonas residenciais de grande densidade populacional, tanto no Porto como em Gaia.
A empresa sublinha que o objetivo destas alterações é “ajustar o serviço à procura sazonal, mantendo elevados padrões de conforto e regularidade, mesmo num período do ano com menor afluência nas horas normais de deslocação laboral”.














