Luís Montenegro ultrapassa Pedro Nuno Santos na escolha dos portugueses para primeiro-ministro, indica sondagem

Luís Montenegro bate Pedro Nuno Santos na preferência dos portugueses, apontou esta sexta-feira a sondagem da Intercampus para o ‘Correio da Manhã/Jornal de Negócios’: o líder da Aliança Democrática garante mais confiança por parte dos inquiridos face ao secretário-geral do PS.

De acordo com os inquiridos, Montenegro recolheu as preferências no que diz respeito a questões como pedir um conselho financeiro (17,1% contra 13,2%), entregar dinheiro para gerir (12,3% para 7,7%) ou comprar um carro em segunda mão (12,3% contra 7,7%). A sondagem apontou, no entanto, vantagem de Pedro Nuno Santos numa ida para jantar. Porém, há desconfiança generalizada em relação a ambos, com a maioria a rejeitar qualquer um.

“O mais relevante é o facto de Pedro Nuno Santos ter diminuído em todos os indicadores e Luís Montenegro ter aumentado em todos, menos num”, indicou a sondagem.

No entanto, o candidato socialista manteve a liderança quando é questionado sobre quem é considerado o melhor líder e quem tem mais poder em comparação com o social-democrata.

Para os portugueses, Montenegro é a melhor opção para chefe de Governo. O presidente do PSD subiu de 31 para 40,6%, face à sondagem de janeiro. Já o candidato socialista baixou para 30%, menos seis pontos percentuais.

Sobre a eleição de 10 de março, Pedro Nuno Santos viu cair a vantagem sólida que apresentou há um mês: entre os dois principais candidatos há um empate técnico (37,5% para as cores socialistas, 34,5% para a AD), quando em janeiro o secretário-geral do PS tinha garantido metade dos inquiridos que acreditavam na sua vitória.