O novo entreposto do Lidl a Norte de Portugal terá como morada a Zona Industrial da Ermida, em Santo Tirso. A cadeia alemã vai investir 70 milhões na construção de um espaço com 48 mil metros quadrados, o equivalente a cinco campos de futebol.
O centro logístico terá como pilares a inovação e sustentabilidade e promete melhores condições de trabalho para todos os colaboradores – estão previstas zonas sociais mais modernas e espaçosas, salas reservadas para os motoristas e mais luz natural. Quando estiver terminado, permitirá alargar a capacidade de abastecimento de lojas, de 77 para mais de 100.
Segundo o Lidl, o novo entreposto, cujas obras já arrancaram, fica próximo do actual centro logístico do Lidl Portugal e integrará 100% dos actuais recursos humanos. Terá também uma forte componente de automatização, uma vez que contará com um armazém semi-robotizado.
Quanto à sustentabilidade, o entreposto contará com energias renováveis (painéis solares) e uma gestão inteligente da iluminação, garantida através de sensores. Terá ainda câmaras de frio com um sistema de arrefecimento à base de gases/fluídos naturais, que minimizam os efeitos nocivos para a camada de ozono. O Lidl sublinha que o entreposto terá, à semelhança dos restantes, as certificações ISO50001 e BREEAM.
Hélder Rocha, director-geral do Lidl Portugal para a região Norte, considera que o investimento reforçar o compromisso da empresa com o País, bem como com os colaboradores, fornecedores, parceiros e clientes.
«Teremos uma capacidade de chegar a mais de 100 lojas, garantindo uma maior rapidez de resposta às mesmas, de incrementar a capacidade de armazenamento para 55 mil paletes e de permitir um movimento mais eficiente de mercadoria com mais de 90 cais no novo edifício», conta, em comunicado.














