Julgamento do responsável pelo atentado ao primeiro-ministro eslovaco começa hoje

Homem atingiu Fico com quatro balas a curta distância quando o primeiro-ministro cumprimentava apoiantes após uma reunião na cidade eslovaca central de Handlova

Francisco Laranjeira
Julho 8, 2025
7:15

Começa hoje o julgamento do homem acusado do atentado contra o primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, a 15 de maio de 2024: o governante eslovaco encontrava-se em frente de um edifício em Handlova, depois de uma reunião do Governo, quando levou vários tiros no abdómen e no peito.

O homem atingiu Fico com quatro balas a curta distância quando o primeiro-ministro cumprimentava apoiantes após uma reunião na cidade eslovaca central de Handlova.

Juraj C., o homem de 71 anos que foi detido após o tiroteio, responde por acusações de terrorismo. O ministro do Interior, Matus Sutaj Estok, revelou que o autor, que foi detido após o ataque, admitiu que o crime teve motivações políticas.

O governante revelou que o homem não pertence “a nenhum partido extremista, nem de esquerda nem de direita” e que era um ‘lobo solitário’ (um atacante que atua sozinho).

O primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, teve alta do hospital na cidade central de Banska Bystrica, onde recuperou da tentativa de assassinato, 15 dias depois do atentado.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.