Imagens de satélite confirmam implantação de tropas norte-coreanas na Rússia, garante Seul

Tropas das forças especiais norte-coreanas foram vistas a abordar navios russos e a serem transportadas para o continente em imagens de satélite divulgadas pelos serviços de inteligência da Coreia do Sul: as imagens, de acordo com a revista ‘Newsweek’, mostram tropas do regime de Kim Jong-un a embarcar em navios de transporte naval russos e depois a organizar-se no continente.

Segundo o Serviço Nacional de Inteligência da Coreia do Sul, quatro navios de desembarque e três navios de escolta pertencentes à Frota Russa do Pacífico concluíram o primeiro transporte de aproximadamente 1.500 forças especiais norte-coreanas de perto de Chongjin, Hamhung e Musudan, Coreia do Norte, para Vladivostok, Rússia.

Os serviços secretos sul-coreanos “detetaram, entre 8 e 13 (de outubro), que a Coreia do Norte transportou as suas forças especiais para a Rússia num navio de transporte da Marinha russa, confirmando o início do envolvimento militar da Coreia do Norte” nos esforços de guerra russos na Ucrânia, indicaram num comunicado, composto também por imagens de satélite detalhadas.

O site do Governo sul-coreano informou que as imagens confirmam o início da participação norte-coreana na guerra na Ucrânia.

Já um relatório de inteligência sul-coreano declarou que Pyongyang enviou um total de 12 mil soldados para ajudar Moscovo na sua guerra com a Ucrânia, o que levanta preocupações mundiais sobre o aumento de tensões e o potencial de um conflito mais amplo, agora com um terceiro país. Segundo a Agência de Notícias Yonhap, o Serviço Nacional de Inteligência (NIS) declarou que as tropas norte-coreanas se organizaram em quatro brigadas.

Se for confirmado, isso marca o primeiro envolvimento significativo da Coreia do Norte num conflito internacional, apesar do seu grande exército de 1,2 milhões de pessoas não ter ampla experiência em combate.

Ler Mais





Comentários
Loading...