Hyundai revela estratégia para um futuro ecossistema de hidrogénio e a visão para software e inteligência artificial

A Hyundai apresentou esta terça-feira a sua visão para uma transformação impulsionada por software e movida a hidrogénio, para além das aplicações de mobilidade no CES 2024.

Sob o tema “Ease every way”, a empresa realizou o seu Media Day no Mandalay Bay Convention Center, em Las Vegas, para destacar os planos para um futuro ecossistema de hidrogénio e uma visão para software e inteligência artificial (IA).

Em linha com a visão da marca Hyundai, “Progress for Humanity”, o tema “Ease every way” reflete o objetivo da empresa de criar um ambiente de vida confortável e pacífico, proporcionando três valores universais fundamentais de liberdade, segurança e justiça para a comunidade global. Este objetivo vai para além do mero valor de utilidade física da tecnologia e vai ao encontro da complexa vida quotidiana das pessoas, proporcionando liberdade em relação a várias limitações, segurança nas comunidades graças à segurança do software e à redução das emissões de gases com efeito de estufa através do hidrogénio, bem como uma acessibilidade justa à energia limpa e aos serviços relacionados.

“Na Hyundai, acreditamos que a ciência e a humanidade são duas faces da mesma moeda; que a tecnologia avançada também deve melhorar a vida das pessoas”, afirmou Jay Chang, presidente e diretor executivo da Hyundai Motor Company. “O hidrogénio livre de emissões deve ser para todos, alimentar tudo e estar disponível em todo o lado”.

“Medimos o progresso com o impacto real e positivo que tem na humanidade”, afirmou José Muñoz, presidente e COO Global da Hyundai Motor Company. “O nosso tema para a CES 2024, ‘Ease every way’, é um desafio monumental. Mas o espírito desafiador incorporado no ADN dos nossos 56 anos de história continuará através das transformações do hidrogénio e do software que revelámos hoje.”

Uma solução inovadora para a produção, armazenamento, transporte e utilização de hidrogénio

O Hyundai Motor Group já anunciou o compromisso de alcançar a neutralidade de carbono até 2050, com uma estratégia que irá permitir utilizar 100% de energia renovável nas suas fábricas no estrangeiro até 2045 e em todas as entidades do Grupo até 2050. O hidrogénio irá desempenhar um papel fundamental para a marca poder alcançar estes objetivos.

Durante quase metade da existência da empresa, a Hyundai tem estado na vanguarda da dinâmica do hidrogénio, alcançando muitas conquistas, incluindo os primeiros veículos elétricos de pilha de combustível (FCEV) produzidos em massa no mundo. Atualmente, detém a maior quota de mercado do mundo em vendas de veículos movidos a hidrogénio.

O hidrogénio desempenha um papel crucial no roteiro de sustentabilidade da Hyundai, uma vez que é uma fonte de energia limpa, sendo a água o seu único subproduto quando utilizado como combustível. Também permite a maximização da utilização de energias renováveis em todo o mundo devido às suas vantagens em termos de armazenamento e distribuição. A Hyundai vê o hidrogénio como o caminho para um futuro sustentável, uma vez que é simultaneamente limpo e acessível.

As soluções de hidrogénio da Hyundai vão além dos automóveis de passageiros, camiões e autocarros, incluindo elétricos, equipamento especial, embarcações, geradores de energia e mobilidade aérea avançada. A empresa está a impulsionar a transição energética como um dos principais fornecedores de hidrogénio.

Para enfatizar ainda mais o seu compromisso com o hidrogénio, a Hyundai destacou a expansão do HTWO de uma marca Fuel Cell (sistema de células de combustível) para a marca de negócio da cadeia de valor do hidrogénio do Hyundai Motor Group. A HTWO engloba agora as empresas e afiliadas do Grupo, permitindo cada etapa de toda a cadeia de valor do hidrogénio limpo, desde a produção e armazenamento até ao transporte e utilização. A HTWO representa o “Hidrogénio” e a “Humanidade”, os dois principais pilares do negócio de pilhas de combustível da Hyundai.

“O negócio HTWO aproveita as capacidades abrangentes do Grupo em vários sectores, como o automóvel, peças, aço, construção, mobilidade aérea, marítimo, robótica e tecnologias futuras”, afirmou Ken Ramírez, Vice-Presidente Executivo e Diretor do Negócio Global de Veículos Comerciais e Hidrogénio. “O modelo centra-se nas quatro áreas principais da cadeia de valor da energia: produção, armazenamento, transporte e utilização. As filiais do Grupo estão posicionadas ao longo de toda a cadeia de valor, formando uma rede de hidrogénio que permite o desenvolvimento de soluções personalizadas de hidrogénio de ponta a ponta.”

Tradicionalmente, os fabricantes de automóveis têm-se concentrado na utilização dos veículos, enquanto outras indústrias têm coberto a produção, o armazenamento e o transporte de energia. Esta abordagem conduziu a um processo de transição energética lento e difícil. A Hyundai pretende ultrapassar estas limitações, combinando e integrando as competências de hidrogénio de todo o Grupo para revolucionar a transição energética e acelerar o estabelecimento de uma sociedade do hidrogénio.

A nova identidade da Hyundai como agente de sustentabilidade assenta na sua identidade principal como empresa automóvel. Um dos objetivos da empresa é contribuir para o estabelecimento de uma sociedade do hidrogénio, encorajando o consumo de hidrogénio. Através da marca HTWO, o Hyundai Motor Group projeta que, até 2035, irá consumir 3 milhões de toneladas de hidrogénio por ano, alimentando empresas como a logística, a produção de aço ecológico e a produção de energia.

Durante a apresentação, Chang Hwan Kim, vice-presidente sénior e diretor do Desenvolvimento Fuel Cell e Baterias de Hidrogénio, explicou que a Hyundai está também a desenvolver capacidades de fabrico de eletrolisadores de membrana de eletrólito polimérico (PEM) à escala de megawatts para a produção de hidrogénio verde, que se espera comercializar nos próximos anos. A Hyundai, através da partilha de componentes de sistemas de células de combustível, planeia alcançar um preço competitivo em comparação com as tecnologias PEM existentes. Embora o atual preço de mercado dos eletrolisadores PEM seja cerca de 1,5 vezes superior ao dos eletrolisadores alcalinos, a empresa está confiante de que o preço cairá abaixo dos eletrolisadores alcalinos através da partilha de componentes.

Além disso, o grupo está a concentrar-se na tecnologia de produção de hidrogénio a partir de fontes renováveis que visa transformar os poluentes ambientais em hidrogénio livre de emissões. A tecnologia para transformar resíduos em recursos em que a Hyundai se concentra inclui duas abordagens: Resíduos para hidrogénio (W2H) e Plástico para hidrogénio (P2H). A W2H envolve a fermentação de resíduos orgânicos, tais como alimentos, lamas e estrume de gado, para gerar biogás. Este biogás é depois tratado para capturar dióxido de carbono e produzir hidrogénio. A P2H, por outro lado, envolve a fusão de resíduos plásticos que não podem ser reciclados, a gaseificação dos plásticos fundidos e a produção de hidrogénio através da remoção de elementos desnecessários.

A Hyundai também está ativamente envolvida em projetos de demonstração relacionados com o hidrogénio nos EUA, onde planeia aplicar a solução HTWO Grid centrada na utilização. Isto inclui a participação no projeto NorCAL ZERO no norte da Califórnia, que envolve 30 camiões Hyundai XCIENT Fuel Cell para apoiar a descarbonização do Porto de Oakland. O Grupo também fará parte do programa “Regional Clean Hydrogen Hubs”, parte de uma iniciativa do governo dos EUA no valor de 7 mil milhões de dólares (cerca de 6,4 mil milhões de euros) para o desenvolvimento de infraestruturas de hidrogénio.

A Hyundai está a desenvolver ativamente soluções de hidrogénio adaptadas às necessidades específicas dos clientes. Na Geórgia, está a trabalhar no Projeto de Logística Limpa, que gira em torno do desenvolvimento de uma cadeia de valor de mobilidade do hidrogénio na Hyundai Motor Group Metaplant America (HMGMA). Esta fábrica dedicada a veículos elétricos (VE), em construção na Geórgia, espera produzir até 300.000 VE por ano. Através do Projeto de Logística Limpa, a Metaplant irá integrar uma cadeia de valor abrangente de hidrogénio, começando com a utilização de camiões XCIENT Fuel Cell para gerir a logística da fábrica. A Hyundai está a iniciar este projeto através da utilização, apoiada pelas suas contrapartes do Grupo, com o objetivo de estabelecer as bases de uma infraestrutura de hidrogénio.

SDx: Construir um ecossistema de mobilidade centrado no utilizador, definindo veículos, frotas e sistemas de transporte com software e IA

A Hyundai está a passar por uma transformação orientada para o software liderada por todo o Grupo. Como fornecedor de soluções de mobilidade inteligente, a Hyundai reconhece a importância do software e da IA na criação de um ecossistema de mobilidade centrado no utilizador. Na CES, a empresa anunciou a sua estratégia “Software-defined Everything” (SDx), que tem como objetivo transformar todos os dispositivos móveis, frotas e ecossistemas em ativos valiosos através de software avançado e IA.

Através da sua estratégia SDx, o Grupo procura desenvolver um ecossistema de mobilidade que satisfaça as necessidades dos utilizadores em qualquer altura e em qualquer lugar. Para o conseguir, o Grupo está a fazer a transição de tudo para uma abordagem definida por software, desde o desenvolvimento de veículos até à construção de todo o ecossistema de mobilidade.

A estratégia do Grupo começa com o desenvolvimento do “software-defined vehicle (SDV). Isto significa incorporar métodos de desenvolvimento de software no desenvolvimento automóvel, o que significa dissociar o hardware e o software para permitir atualizações e avanços independentes de cada um. A rede e os controladores são concebidos no âmbito do SDV, aumentando a agilidade e a eficiência do desenvolvimento. Isto aumenta a flexibilidade e a escalabilidade do sistema de desenvolvimento de veículos, permitindo atualizações mais rápidas das características centradas no utilizador e a melhoria contínua do dispositivo.

Para melhorar a experiência do utilizador, o Grupo planeia desenvolver um novo sistema de infoentretenimento que suporta um mercado de aplicações para veículos. Fornecerá também kits de desenvolvimento de software (SDK) para que os programadores possam criar aplicações inovadoras. Além disso, o Grupo pretende integrar o seu próprio modelo de linguagem de grande dimensão (LLM) no seu assistente de IA e sistema de navegação. Esta integração permitirá uma interação e uma experiência mais naturais e convenientes para o utilizador, com maior segurança para o utilizador.

À medida que os SDV se tornam mais comuns e normalizados, a gestão de frotas em grande escala tornar-se-á mais fácil e mais eficiente. Para além dos veículos individuais, o Grupo está a expandir as suas soluções de software para incluir frotas definidas por software para empresas. Estas soluções oferecem serviços personalizados de gestão de frotas, análise de dados em tempo real e interfaces administrativas de fácil utilização, permitindo que os clientes B2B operem os veículos de forma mais eficiente e resolvam problemas em tempo real. O Grupo oferecerá dados de veículos, serviços avançados de gestão de frotas, análise de dados e conhecimentos valiosos a clientes B2B com diferentes requisitos de hardware e software, tudo isto sem a necessidade de dispositivos telemáticos separados.

À medida que os veículos, as frotas e a mobilidade em geral forem sendo definidos e desenvolvidos por software, serão depois definidos pela IA. O Grupo prevê a evolução dos veículos para “máquinas de IA” que aprendem continuamente a servir melhor os clientes e a transformar os veículos em máquinas de IA que aprendem continuamente a servir melhor os clientes e a implementar operações otimizadas de aprendizagem automática (MLOps). A transformação dos veículos em máquinas de IA permitirá ao Grupo automatizar a manutenção e as atualizações dos veículos, simplificar ou eliminar tarefas entediantes, fornecer dados transparentes, prevenir e resolver prontamente potenciais problemas, personalizar as experiências dos utilizadores e acelerar a melhoria dos serviços e soluções para proporcionar valor acrescentado aos utilizadores.

O objetivo final é criar um conceito chamado “Cloud Transportation”, em que o software, os dispositivos definidos por IA e a mobilidade se juntam para criar um ecossistema de mobilidade em que o transporte é facilmente acessível a todos. Este conceito, designado por “transporte como serviço”, permite que os utilizadores acedam livremente a serviços de transporte e mobilidade, conforme necessário. Todas as pessoas, juntamente com dispositivos e infraestruturas urbanas, estarão interligadas num ecossistema, permitindo o acesso a transportes a pedido e aumentando automaticamente a inteligência das soluções de mobilidade ao longo do tempo. O Grupo está atualmente a operar vários serviços de mobilidade avançados, como o transporte a pedido e os táxis autónomos, e a recolher dados para fazer avançar ainda mais a tecnologia SDV, incluindo a condução autónoma, para estabelecer uma base para o Cloud Transportation.

“Como fornecedor de soluções de mobilidade, a nossa visão vai para além dos veículos”, afirmou Chang Song, presidente e diretor da Divisão SDV do Hyundai Motor Group. “Trata-se de potenciar um ecossistema de mobilidade. Vemos o movimento como uma nova fonte de conhecimento e inovação. E as nossas soluções e dispositivos tornam esse conhecimento universalmente útil.”

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