O Hyperloop, um sistema de transporte ultrarrápido que promete substituir viagens de avião e de comboio de longa distância, continua a progredir na Europa, com um marco significativo recentemente alcançado. A promessa de um meio de transporte que ligue cidades europeias em velocidade recorde persiste, com vários projetos a avançar em diferentes fases de desenvolvimento. Num teste recente realizado na Suíça, o projeto LIMITLESS obteve um recorde de distância percorrida por uma cápsula de vácuo.
A instalação de testes, pertencente à EPFL (École Polytechnique Fédérale de Lausanne), demonstrou a tecnologia Hyperloop com um modelo em escala, concebido para replicar o conceito original de Elon Musk, que há cerca de uma década impulsionou a ideia de um sistema de transporte a alta velocidade. Em essência, o Hyperloop desloca cápsulas através de túneis selados com pressão reduzida, utilizando levitação magnética para atingir velocidades que podem ultrapassar 1.200 km/h. Apesar de alguns projetos terem sido interrompidos, o sonho de um transporte futurista sem atrito continua a ganhar força.
Teste em escala atinge novo recorde de distância
O projeto LIMITLESS, conduzido em parceria com a Swisspod Technologies e a Escola Superior de Comércio e Engenharia de Vaud (HEIG-VD), revelou recentemente os resultados de uma série de testes numa instalação específica da EPFL, com uma pista de testes em circuito fechado com 125,6 metros de comprimento e 40 cm de diâmetro. Este modelo, construído em escala 1:12, permite uma experimentação eficaz dos principais componentes do Hyperloop, nomeadamente a propulsão e levitação magnéticas.
A cápsula de vácuo percorreu uma distância de 11,8 km durante o teste mais longo, estabelecendo um novo recorde para este tipo de tecnologia. Adicionalmente, alcançou uma velocidade máxima de 40,7 km/h, o que, em termos reais, equivale a uma velocidade de 488,2 km/h e a uma distância de 141,6 km — comparável ao percurso entre Lisboa e Leiria. Embora esta velocidade não seja inédita, com a China a ter registado 623 km/h num teste breve, o feito destaca o progresso europeu na área da mobilidade avançada.
Desenvolvimento e expectativas para o futuro
Durante o Hyperloop Day, evento organizado pela EPFL para promover a tecnologia, Mario Paolone, professor do Departamento de Sistemas de Distribuição de Eletricidade e Sustentabilidade (DESL) da EPFL, explicou a importância dos avanços recentes: “O projeto LIMITLESS permite-nos compreender aspetos fundamentais da propulsão eletromagnética em cápsulas de Hyperloop. Graças a esta tecnologia, conseguimos integrar funções de levitação e propulsão num único motor, alcançando uma eficiência energética elevada.” Paolone sublinhou ainda que o conhecimento adquirido com estes protótipos será essencial para transformar o Hyperloop numa realidade viável.
Os testes realizados no projeto LIMITLESS, um total de 82 até à data, foram conduzidos em condições de baixa pressão, reduzindo-a a apenas 50 milibares. Estas condições simulam a quase ausência de resistência ao ar que caracteriza a ideia do Hyperloop e que permitirá atingir as velocidades prometidas, reduzindo drasticamente o tempo de viagem entre cidades europeias.
Ainda que se encontre numa fase de prototipagem e testes, o Hyperloop é visto como uma potencial alternativa ao transporte ferroviário e aéreo em percursos de longa distância, especialmente em zonas densamente povoadas da Europa. A meta é atingir a operacionalidade com velocidades superiores a 1.200 km/h, reduzindo as emissões e os custos de operação. Caso seja implementado com sucesso, este meio de transporte poderá revolucionar a mobilidade na Europa, ligando grandes centros urbanos de forma mais sustentável e eficiente.














