Há um novo voo de repatriamento do Brasil para Portugal a 11 de março

A TAP vai fazer um novo voo humanitário para repatriar cidadãos nacionais que estão retidos no Brasil, no dia 11 de março, de acordo com a informação avançada hoje pelo site do Consulado Geral de Portugal em São Paulo.

Esta nova ligação, similar à do dia 27 de fevereiro, vai partir de São Paulo com destino a Lisboa. Foi “autorizado pelo Governo português e pelas autoridades competentes em matéria de aviação civil”, como dá conta o comunicado divulgado esta quarta-feira.

“Este voo terá lugar em condições inteiramente idênticas às do voo operado no passado dia 27 de fevereiro”, indica o consulado. O voo de repatriamento foi organizado pelo Governo numa altura em que os voos entre Portugal e o Brasil continuam suspensos até ao dia 16.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, já tinha admitido no dia 23 de fevereiro, na Assembleia da República, que o Governo estava a ponderar realizar novas ligações, uma vez que o último voo esgotou.

“À hora em que falo, o voo marcado para o próximo sábado [dia 27 de fevereiro] já esgotou os pedidos de apoio que a rede consular recebeu. Se verificarmos a necessidade de mais voos, fá-lo-emos”, admitiu o governante, lembrando que o objetivo do Governo é apoiar os portugueses por questões humanitárias.

O Consulado Geral de Portugal em São Paulo adianta também que “a TAP Air Portugal contactará os passageiros que, sendo portugueses ou cidadãos estrangeiros residentes em Portugal, foram afetados pela suspensão dos voos e manifestaram, junto dos postos consulares portugueses no Brasil, necessidade de regresso imediato a território nacional, não tendo tido ainda possibilidade de o fazer”.

O contacto será feito por telefone e os passageiros têm de apresentar um teste PCR à covid-19 negativo. Quando aterrarem em Portugal têm de ficar isolados durante 14 dias.

Ler Mais