Guerra nos supermercados: Carrefour ‘expulsa’ Pepsico das prateleiras e Dia responde com retirada de produtos Bimbo

As rede de supermercados DIA e Carrefour estão numa ‘guerra’ devido ao aumento de preços motivado pela inflação e a guerra na Ucrânia. Depois de o Carrefour ter retirado das suas prateleiras produtos da Pepsico, como os refrigerantes Pepsi, as batatas fritas Matutano e Lay’s, Ruffles ou Doritos, o Dia ‘respondeu’.

Segundo o El Independiente, a rede de supermercados liderada por Martín Tolcachir retirou todos os produtos do grupo Bimbo, incluindo o famoso pão de forma.

No entanto, a empresa não fechou totalmente a porta à marca, e admite a reentrada nos supermercados da cadeia dos produtos da fabricante mexicana.

No meio da escalada de preços, e crescente preferência dos consumidores pelas marcas próprias, Dia e Bimbo não conseguiram chegar a acordo, pelo que agora os supermercados estão a escoar os últimos produtos do gigante alimentar mexicano.

Este é um novo golpe para os fabricantes, obrigados a reduzir a sua presença na distribuição perante a impossibilidade de reduzir os preços.

Segundo assinala o El Economista, a Bimbo vive dias difíceis em Espanha e vai encerrar a sua fábrica El Verger, em Alicante. Nesta unidade trabalham 90 pessoas, dedicadas à produção de pão torrado e snacks da marca Takis.

Em comunicado o Dia explica que “as alterações na oferta fazem parte da atividade habitual do sector e estão em constante evolução”. “Na Dia oferecemos um amplo leque de produtos de marcas próprias e de fabricantes, dando liberdade de escolha ao cliente”, indica a empresa.

Em Espanha, as marcas brancas já representam metade de todos os produtos comprados mas, em algumas cadeias representa 75% das vendas (Mercadona) ou até 82% (Lidl).