Franquias em Portugal: conheça os rankings das empresas mais cotadas em setor com forte crescimento

Associação Portuguesa de Franchising destacou 50 setores diferentes que apresentaram resultados significativos em volume de negócios

Executive Digest
Outubro 4, 2023
12:57

O setor de franchising em Portugal tem-se destacado com um crescimento notável em várias áreas de negócios: de acordo com APF – Associação Portuguesa de Franchising -, há 50 setores diferentes que apresentaram resultados significativos em volume de negócios. Importa destacar:

1. Distribuição Alimentar: marcou o primeiro lugar em rede com negócios superiores a 3,8 mil milhões de euros, refletindo a contínua procura dos consumidores por soluções de alimentação convenientes e de qualidade.

2. Restauração e Fast Food: mantém uma forte presença, gerando um volume acima dos mil milhões de euros, demonstrando a preferência dos consumidores por opções de refeições rápidas e saborosas e com uma forte aposta no turismo.

3. Mediação Imobiliária: contribuiu com mais de 370 milhões de euros, consolidando a sua importância no mercado imobiliário. O volume de negócios mediados foi de 12 mil milhões de euros apesar do desafiante contexto macroeconómico.

4. Intermediação de Crédito e Seguros: Quanto à faturação da rede o valor situa-se nos 370 milhões de euros. Com um volume de negócios superior a 6 mil milhões de euros, demonstrando a robustez desse segmento e sua importância no mercado nacional.

5. Comércio Saúde, Bem-Estar, Ótica, Audição: apresenta um sólido desempenho, com quase 350 milhões de euros em volume de negócios, mostrando a crescente conscientização sobre a saúde e o bem-estar.

6. Comércio Especializado: que inclui segmentos como tintas, tecnologia, ouro, livrarias, entre outros produtos, regista valores perto dos 300 milhões de euros, evidenciando a diversidade de opções disponíveis para os consumidores.

7. Hotelaria: atinge um volume de negócios perto dos 230 milhões de euros, destacando a importância do setor hoteleiro no cenário económico.

8. Cafetaria e Gelataria: gerou 190 milhões de euros, sinalizando o amor dos portugueses por café, gelados e açaí de qualidade.

9. Serviços Automóveis: contribui com mais de 100 milhões de euros, atendendo às necessidades de manutenção e reparação de veículos.

10. Agências de Viagens e Turismo: alcançaram valores acima dos 90 milhões de euros, apesar dos desafios enfrentados pelo setor de viagens durante a pandemia.

De acordo com a APF, o ranking das marcas associadas que registaram o maior volume de negócios – acima dos mil milhões de euros anuais -, onde estão incluídos:

· MCDONALD’S
· MY AUCHAN
· MEU SUPER
· MINIPREÇO
· DOMINO’S PIZZA
· REGUS
· REMAX
· MAXFINANCE

Além disso, algumas das maiores redes associadas à APF têm centenas de franquiados, demonstrando a sua presença robusta no mercado. Alguns exemplos incluem:

· MINIPREÇO: com 489 franquiados.
· RE/MAX: com 396 franquiados.
· MAXFINANCE: com 360 franquiados.
· MEU SUPER: com 300 franquiados.
· MULTIOPTICAS: com 210 franquiados.
· MCDONALD’S: com 194 franquiados.
· 5ÀSEC: com 179 franquiados.
· CENTURY 21 PORTUGAL: com 170 franquiados.
· MELOM OBRAS: com 142 franquiados.

“Estes números destacam a capacidade do franchising não apenas de impulsionar setores individuais mas também de criar oportunidades de negócios e empregos em todo o país. Estas marcas demonstram um desempenho excecional e uma presença sólida no mercado de franchising em Portugal, consolidando ainda mais a posição do país como um mercado vibrante para negócios franchisados”, considerou Cristina Matos, diretora-geral da APF – Associação Portuguesa de Franchising.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.