O sol é, ao mesmo tempo, um aliado e um inimigo do ser humano. A sua luz e calor são essenciais à vida mas a sua radiação pode ser uma ameaça à nossa pele, já que a exposição prolongada e desprotegida causa danos à derme, que podem ir de uma queimadura até ao desenvolvimento de cancro de pele.
É por isso que o protetor solar é essencial, sendo que os especialistas destacam que o seu uso não é exclusivo do verão mas para ser usado sempre e em qualquer momento que o sol vai bater na sua pele.
Mas há crenças e dúvidas para o qual pensamos ter resposta mas pode não estar totalmente certa: por exemplo, o que significa o número que surge nos protetores solares, que costumam ser 10, 20, 30 e 50. É bastante comum pensar-se que representa a quantidade de minutos do efeito de proteção mas, segundo o jornal espanhol ‘ABC’, a explicação é outra.
Segundo Álvaro Fernández, farmacêutico popular nas redes sociais, a verdadeira explicação do FPS está na proteção natural das pessoas contra a exposição natural, que geralmente é maior quanto mais morenos somos.
A proteção natural média que a pele tem pode ser de entre cerca de 5 e 10 minutos. Pois bem, levando em consideração esse tempo, o que o protetor solar vai fazer, dependendo do seu fator de proteção solar, será multiplicar essa proteção natural pelo número de minutos do filtro solar. Ou seja, se tiver 10 minutos de proteção natural e aplicar um creme de 30 minutos, no total ficará protegido por 300 minutos, momento em que terá de aplicar novamente o creme.














