Explicador: quais são os melhores setores para investir em 2025?

Com a inflação e as taxas de juro a desafiar investidores, um novo relatório da Deco Proteste aponta os setores que oferecem maior resiliência e potencial de valorização para 2024. Entre os destaques estão setores como tecnologia, a saúde e as energias renováveis, com apostas alinhadas aos critérios de sustentabilidade e boas práticas ESG.

Mas, afinal, para os especialistas, quais são os melhores setores para investir?

“Para investir destacamos a água, a defesa, os cuidados de saúde e os semicondutores. Estes setores, ou subsetores, beneficiam, cada um à sua maneira, de tendências de futuro estruturais da economia mundial”, esclarecem os especialistas da Deco PROteste.

O setor das utilities, que engloba empresas que fornecem serviços essenciais como gás, água, eletricidade e outros, têm beneficiado de uma estabilidade considerável, assegurando a manutenção de receitas mesmo em cenários adversos. Destaca-se o subsetor da água, que beneficia de condições extraordinárias devido principalmente à importância cada vez maior da água potável, um ativo cada vez mais valioso.

O setor da defesa é também referido pelos especialistas, depois de ter registado uma valorização de quase 21% em 2022 e 17% em 2023. O volume crescente de encomendas prevê, segundo os especialistas, uma geração significativa de lucros a médio e longo prazo. Para além disso, o setor da defesa beneficia com o atual cenário geopolítico e os confrontos que se vivem em várias partes do globo.

O setor tecnológico continua a ser recomendado como uma aposta de longo prazo, apesar das oscilações de mercado. Este segmento beneficia da crescente digitalização e do uso de inteligência artificial, que atraem tanto empresas como governos. De acordo com a Deco Proteste, a tecnologia mantém uma posição resiliente, posicionando-se como um dos setores com maior potencial de valorização para os próximos anos. Os especialistas continuam a manter o foco no subsetor dos semicondutores.

O setor da saúde é outro dos destaques. Impulsionado pelo envelhecimento da população e pela inovação no âmbito da saúde digital e farmacêutica, este setor demonstra uma procura constante e menos suscetível a crises económicas. A Deco PROteste destaca que a estabilidade e a necessidade crescente de serviços de saúde tornam este setor uma opção segura para investidores que procuram consistência e retorno.

Também a energia verde surge como uma resposta tanto à crise climática como às exigências de sustentabilidade, mostrando um crescimento contínuo. A Deco PROteste aponta as energias renováveis como uma aposta que não só atende a uma necessidade ambiental urgente, como também se alinha com as preferências de consumidores e reguladores. Para 2024, este setor é visto como essencial para uma carteira de investimento que privilegie a sustentabilidade.

Além dos setores recomendados, a Deco Proteste sublinha a importância dos critérios ESG (ambientais, sociais e de governança) na valorização das empresas. O documento afirma que a incorporação destes princípios pode ser um diferencial para atrair investidores focados em impacto positivo e responsabilidade social.

Os conselhos da Deco PROteste Investe, de fundos ETF setoriais, assentam em pressupostos a longo prazo que, por isso, vão além da observação do desempenho recente dos setores e das perspetivas para os próximos trimestres.

Ler Mais





Comentários
Loading...