Está com calor? Este substituto do ar condicionado custa 5 vezes menos e não precisa de gás para arrefecer a casa

Com o aumento do calor do verão, muitas casas sem sistema de ar condicionado estão à procura alternativas para se manterem confortáveis. Em França, surgiu uma nova proposta desenvolvida pela start-up Caeli Energie, um novo sistema de ar condicionado que promete revolucionar o mercado com a sua alta eficiência energética e baixo impacto ambiental.

A Caeli Energie, sediada em Fontaine, está a desenvolver um ar condicionado que, segundo os responsáveis, consome cinco vezes menos energia em comparação com os aparelhos tradicionais e reduz a pegada de carbono em 80% ao longo de sua vida útil. Além disso, o produto não utiliza líquidos refrigerantes, evitando a emissão de gases de efeito estufa.

O diferencial deste novo sistema é o arrefecimento adiabático indireto. De acordo com a empresa, essa tecnologia permite que o ar seja arrefecido abaixo da sua própria temperatura sem o uso de líquidos refrigerantes. O processo envolve duas correntes de ar fisicamente isoladas por placas que se movem através de uma série de canais húmidos e secos.

Esse método inovador permite que o sistema arrefeça o ar de forma eficiente sem a necessidade de unidades externas, não emitindo calor para o ambiente externo. Diferente dos ar-condicionado convencionais, o ar expelido pelo sistema da Caeli é ligeiramente mais frio que o ar externo, contribuindo para um ambiente mais ameno.

Projetado para ambientes de 20 a 40 metros quadrados, o preço do produto deve variar entre 2.500 e 3.000 euros.