É seguro utilizar recipientes de plástico antigos para guardar os alimentos? Esclarecemos as suas dúvidas
Quando se trata de artigos de cozinha de baixo custo que podem resistir ao teste do tempo, os recipientes de plástico para armazenamento de alimentos têm muito que se lhe diga: no entanto, quanto tempo duram?
A longevidade e a segurança dos recipientes de armazenamento de alimentos dependem do tipo de plástico. Mas há uma maneira de avaliar a durabilidade e a segurança de um recipiente de plástico: vire o recipiente e verifique o código de reciclagem. Vai encontrar números entre 1 e 7: segundo Michael Tunick, químico investigador do Departamento de Gestão Alimentar e Hotelaria da Universidade Drexel (Estados Unidos), os números que pretende ver são 2, 4 ou 5.
O 2 representa “HDPE, ou polietileno de alta densidade, encontrado em artigos como garrafas de óleo alimentar e jarros de leite. É difícil de decompor e é considerado seguro”, explicou. Já o 4 significa “LDPE, ou polietileno de baixa densidade, encontrado em artigos como garrafas de plástico e sacos de pão, considerados seguros e reutilizáveis”. Por último, um 5, ou “PP, ou polipropileno, encontrado em sacos de batatas fritas e recipientes de iogurte e seguro para reutilização”. Além de serem seguros para alimentos, os recipientes com os números 2, 4 ou 5 são duráveis o suficiente para serem lavados e reutilizados várias vezes.
A parte da segurança alimentar é particularmente importante porque, de acordo com o consultor de ciência alimentar Bryan Quoc Le, “os componentes plásticos podem lixiviar do plástico e migrar para os alimentos, sendo que muitos são disruptores endócrinos que podem afetar o equilíbrio hormonal. Os microplásticos também podem descascar do plástico à medida que as superfícies se partem devido a uma utilização repetida.”
Quanto ao tempo que pode manter um recipiente de armazenamento de alimentos de plástico, Craig destacou que “não há um prazo rígido”, mas deve basear as suas avaliações na sua condição. “À medida que um contentor envelhece, começará a rachar, lascar, deformar-se e, o que é menos preocupante, cheirar e descolorar”, apontou. “Quando chegar a esse ponto, o contentor terá de ser reciclado e substituído.”
Não utilize recipientes de plástico com mais de 10 anos.
De um modo geral, os seus recipientes ‘avisarão’ quando estiverem prontos para a reciclagem – desenvolvem manchar, riscos ou odores que não desaparecem, independentemente de quão bem os lave. Por isso, se encontrar um conjunto de recipientes de plástico na despensa da sua tia ou no sótão da sua mãe, e parecem estar em perfeitas condições, mas foram claramente comprados há mais de 10 anos, é mais seguro evitá-los. Isto porque, nas últimas décadas, muitos fabricantes de recipientes trabalharam com plásticos que incluíam bisfenol A, ou BPA, um produto químico que pode infiltrar-se nos alimentos e potencialmente influenciar o desenvolvimento de doenças como hipertensão, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.
Para prolongar a vida útil dos seus recipientes de armazenamento de plástico, evite a máquina de lavar loiça.
Qualquer pessoa sabe que a maior comodidade após uma longa sessão de cozinha e jantar é uma máquina de lavar louça. No entanto, Bryan Quoc Le alertou contra este método de limpeza. “Os recipientes de plástico de alta qualidade para alimentos têm um número estimado de máquinas de lavar louça ou lavagens com água quente de 100 vezes”, explicou. “As condições da água quente podem ter um forte efeito de deterioração do plástico.”
Uma vez que as máquinas de lavar loiça implicam um período mais longo de exposição à água quente em comparação com a lavagem à mão, são prejudiciais para a longevidade dos recipientes. Se precisar de colocar os seus utensílios de plástico na máquina de lavar loiça, certifique-se de que utiliza o suporte preferido: o suporte superior não aquece tanto como o inferior, pelo que fará menos mal.
Mas o melhor, garantiu Craig, é “limpar os recipientes com água e sabão. Esse será o seu melhor método para evitar que sejam danificados”.