Dia Mundial da Árvore e da Floresta: UE tem 39% do território coberto por florestas. Saiba como é em Portugal
Celebra-se esta quinta-feira o Dia Mundial da Árvore e da Floresta, uma data comemorativa para aumentar a consciência sobre a importância das florestas de todos os tipos. Em 2024, o tema é ‘Florestas e inovação: novas soluções para um mundo melhor’.
Em 2020, a UE tinha cerca de 159 milhões de hectares de florestas, uma área que aumentou quase 10% desde 1990 (145 milhões de hectares).
European forests are growing!🌱#EUForests https://t.co/zEHOGT8eY5
— Future of Forestry (@ForestryFuture) February 22, 2024
Let's take a look at the forests of Austria, France, Poland and Sweden – all EU members with a considerable forest industry, but with different preconditions and forestry management types for #EUForests.
Read the full PDF report: https://t.co/BJNdrIJI2t
— Future of Forestry (@ForestryFuture) March 6, 2024
Em cinco Estados-Membros da UE, mais de metade da superfície terrestre estava coberta por florestas: Finlândia (66%), Suécia (63%), Eslovénia (61%), Estónia (54%) e Letónia (53%).
No outro extremo da escala, apenas cerca de 1% das terras estavam cobertas por florestas em Malta e menos de um quinto das terras eram florestadas nos Países Baixos (10%), na Irlanda (11%), na Dinamarca (15%) e no Chipre (19%).
Portugal celebra a data
Em Portugal estão programadas várias iniciativas para celebrar a data. Consulte o programa em baixo:
Alviázere
Inauguração do Parque Botânico da Mata do Carrascal (18 horas)
Participam na cerimónia o presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere, João Paulo Guerreiro, e a diretora regional do Centro do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Fátima Araújo Reis.
Angra do Heroísmo
Inauguração da Torre de Contemplação do Jardim Botânico da Matela (14h30 – 15h30 em Lisboa)
Guarda
Inauguração do sistema de utilização de ApR e Sistema de Telegestão de Rega, em cerimónia organizada pela Câmara Municipal da Guarda e a EPAL e Águas Vale do Tejo (15h30), no Parque Urbano do Rio Diz.
Lisboa
Abertura da Exposição “A Selva que nos Habita”, na Biblioteca do Palácio Galveias.
Inserida na iniciativa “Mês das Amazónias”, a exposição “A Selva que nos Habita” é o resultado de um diálogo entre a fotografia, a literatura e outras artes, que propõe um olhar contemporâneo para a Amazónia e temas como os povos indígenas, o meio ambiente, a floresta e as mudanças climáticas.
Mealhada
Construção e um hotel para insetos no Bosque Empresarial da Pedrulha. É mais um passo no Projeto “Plantar oxigénio – menos cimento, mais biodiversidade” e no bosquete empresarial da Pedrulha, que foi plantado, em novembro passado, por ocasião da Semana da Floresta Autóctone (14:00/16:30)
Vila do Conde
Lançamento oficial do Projeto “Bosques Norte Litoral” (10 horas)
Uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Vila do Conde, em parceria com a concessionária Auto-Estradas Norte Litoral e a colaboração da Universidade Católica Portuguesa, no âmbito do CRE.Porto, que consiste na plantação de 1.629 árvores e arbustos de 19 espécies diferentes, cuidadosamente selecionadas para promover a biodiversidade e a resiliência ambiental, numa primeira fase, no Nó de Modivas.