Conheça o novo Audi Q5 SUV: terceira geração de um best-seller comprovado

O Audi Q5 SUV tem sido um dos SUV mais populares no segmento médio na Europa há mais de 15 anos. A Audi apresenta agora a última geração do seu best-seller: o Q5, ainda mais moderno e dinâmico.

É o primeiro SUV baseado na PPC, equipado com motores a gasolina e Diesel eficientes, que se tornaram ainda mais económicos graças à tecnologia MHEV plus. O Q5 dispõe de um sistema de infotainment e novas tecnologias, assinaturas de luz digital personalizáveis e sistemas avançados de assistência ao condutor. O desportivo Audi SQ5 complementa a nova gama de modelos na sua estreia. No futuro, a gama será ampliada com a introdução de versões equipadas com tecnologia híbrida plug-in.

“O Audi Q5 tem sido o nosso modelo SUV mais bem-sucedido e mais importante na classe média, há mais de 15 anos. A nova geração é um desenvolvimento adicional das suas características comprovadas,” afirma Gernot Döllner, presidente do Conselho de Administração da AUDI AG. “Como segundo modelo da nossa nova geração de motores de combustão altamente eficientes, este veículo marca o próximo passo na renovação do nosso portfólio. Estou certo de que o novo Audi Q5, como um desportivo versátil com um design dinâmico de SUV, continuará a sua história de sucesso.”

Com o novo Q5, a Audi está a lançar a terceira geração do seu modelo de sucesso. A primeira geração do SUV foi lançada em 2008 e tem dominado o segmento entre as marcas premium desde então. O novo Audi Q5 dá continuidade a este legado.

Como segundo modelo no portfólio, o SUV Q5 tem por base – assim como os novos modelos Audi A5 – a plataforma PPC. Esta permite à Audi lançar modelos de grande volume com elevados padrões técnicos em diferentes segmentos. A flexibilidade da PPC ajuda a Audi a conferir aos futuros modelos um caráter único e especial.

O Audi Q5 estabelece novos padrões no segmento médio de SUV premium: uma linguagem de design desportiva e orientada para a tecnologia encontra uma variabilidade incomparável e uma comprovada adequação para o uso diário. Motores eficientes e potentes com tecnologia MHEV plus, e futuramente também híbridos plug-in, representam o caminho da Audi para a mobilidade premium orientada para o futuro. Com a arquitetura eletrónica E3 1.2, a Audi está a integrar recursos de conectividade e digitalização modernos e preparados para o futuro em todos os novos modelos.

A Audi tem produzido os seus Q5 no México, há oito anos, e também, produz o novo Q5 em San José Chiapa. A proximidade com o mercado norte-americano é um fator importante neste processo. Com este modelo, a Audi inicia a renovação da sua gama SUV, com motores de combustão e variantes parcialmente eletrificadas.

Mais prático do que nunca: espaçoso e versátil

A mais recente geração do novo Audi Q5 melhorou significativamente em atributos chave do produto – e os ocupantes podem sentir isso desde a primeira experiência. Em combinação com o novo conceito de interior, o resultado é uma sensação de ultra conforto, com um excelente espaço para a cabeça e para as pernas.

Uma característica particularmente prática do SUV Audi Q5 é o banco traseiro totalmente ajustável. Este pode ser movido longitudinalmente e inclinado, aumentando assim o volume do porta-bagagens ou o conforto para os passageiros traseiros, conforme necessário. Ao mesmo tempo, três pessoas podem sentar-se confortavelmente no banco traseiro.

Com os bancos traseiros rebatidos, o volume de transporte aumenta até 1.473 litros, dependendo do modelo. A cobertura de bagagem pode ser guardada num compartimento especialmente desenhado sob o piso do porta-bagagens. Isto proporciona ainda mais espaço para bagagens e um local seguro para armazenar a proteção.

Outras características práticas incluem um compartimento de arrumação ainda maior sob o apoio de braço central, em comparação com o modelo anterior. Várias áreas de arrumação menores para óculos de sol, chaves e outros itens do dia a dia, uma bandeja de carregamento indutivo e refrigerada com 15 watts de potência na consola central dianteira, duas portas USB-C na frente e duas na traseira.

Como opção, as portas USB frontais podem suportar capacidades de carregamento de até 60 watts; as portas traseiras podem suportar capacidades de carregamento de até 100 watts. Isto significa que dispositivos maiores, como portáteis, podem ser alimentados com segurança enquanto se conduz.

Design Exterior: puro e dinâmico

A terceira geração dos modelos Q5 SUV tornou-se ainda mais desportiva e oferece proporções perfeitas. A linha de ombros elevada cria uma silhueta poderosa, ligando as luzes dianteiras e traseiras, o que faz com que o veículo pareça mais longo. Acima do friso, uma linha ascendente percorre os aros das rodas e estende-se até ao para-choques traseiro, conferindo ao veículo uma aparência dinâmica, mesmo quando parado. A dianteira é confiante, com todos os elementos de design marcantes posicionados num nível superior em relação ao modelo anterior. A desportiva e ampla grelha Singleframe está elevada e é ladeada por cortinas de ar verticais e funcionais.

Os faróis com um formato escultural criam um visual nítido e focado, manifestando o caráter ágil e confiante do veículo desde a dianteira. Uma grande entrada de ar com sensores está localizada sob a grelha Singleframe, conferindo ao Q5 uma postura visualmente robusta e larga na estrada. A linha exterior S impressiona com componentes de carroçaria marcantes e desportivos, como os Air Curtain Tubes com perfis cromados em antracite mate. No modelo S, estes elementos têm um acabamento cromado em prata mate.

A traseira do Q5 SUV apresenta um design extremamente limpo, graças à redução máxima das linhas. Desde o vidro traseiro até à zona inferior da faixa de luz tridimensional, há uma superfície lisa, definida pela faixa de luz com um corte nítido que atravessa toda a largura do veículo.

A área entre a faixa de luz e o para-choques permanece intacta, conferindo ao SUV uma elegância desportiva. O difusor está integrado nos para-choques elevados, como uma ilha. A posição e a forma das saídas de escape dependem do motor: uma saída dupla quadrada sob o difusor no lado esquerdo (para todos os motores diesel) ou saídas de escape retangulares à direita e à esquerda (para todos os motores a gasolina). O modelo S apresenta as quatro icónicas saídas de escape redondas duplas, num novo design aprimorado.

Três características de configuração e onze cores

O novo Q5 está disponível com um nível de equipamento Base, tendo como opcional dois pacotes de equipamento, Advanced e S line. Além disso, o modelo S possui uma aparência exterior independente. No S line e no modelo S, as entradas de ar frontais são maiores e desenhadas como tubos aerodinâmicos em forma de asa em L. O difusor na traseira é significativamente mais desportivo. O pacote exterior preto também está disponível para o S line e para o modelo S.

Há uma oferta de onze cores para os novos Audi Q5, incluindo a pintura sólida Arkona White. As cores Glacier White, Mythos Black, Floret Silver, Navarra Blue, Grenadine Red, District Green e a nova cor Tambora Gray estão disponíveis como acabamentos metalizados. Ultra Blue metallic, Daytona Grey pearl effect e a nova cor Sakhir Gold metallic estão disponíveis exclusivamente para os modelos S ou veículos S line. Estão ainda disponíveis para os modelos Q5 acabamentos de pintura individual de alta qualidade e, dependendo das preferências do cliente, configuráveis pessoalmente através do Audi exclusive.

As versões Base vêm equipadas com jantes de 18” e o modelo SQ5 tem, de série, jantes de 20 polegadas. Como opção, a oferta estende-se a jantes com dimensões até 21 polegadas.

Design interior: linhas sóbrias e um ambiente acolhedor

O interior do novo Audi Q5 SUV tem por base quatro características fundamentais do design interior da Audi. Em primeiro lugar, o interior é idealizado para ser “centrado no ser humano”, ou seja, orientado de forma consistente para as necessidades dos seus utilizadores.

O layout claro do interior oferece uma visão geral em todas as situações e forma a segunda característica fundamental, a “clareza visual”. Funcionalidade e estética são combinadas até ao último detalhe. Esta abordagem de design claro é evidente na estrutura horizontal do painel de controlo: uma aplicação feita de material de alta qualidade estende-se como uma asa por toda a largura do painel de controlo e eleva-se nas transições para as portas.

O painel de controlo forma a base para o “Digital Stage” e para as saídas de ar integradas de forma ajustada. O design consistente da consola central e das portas complementam o interior: componentes com acabamento em alumínio circundam os controlos nas portas e na consola central. Com o seu alinhamento ascendente, enfatizam a filosofia robusta e desportiva do Audi Q5 SUV.

O componente central do interior é o “Digital Stage”, que está configurado à frente do condutor e do passageiro dianteiro sob a forma dos ecrãs Audi MMI. Os ecrãs, alinhados de forma clara, estão integrados no interior com um encaixe perfeito. O elegante ecrã panorâmico Audi MMI, de design curvo e tecnologia OLED, dispõe o Audi virtual cockpit de 11,9 polegadas e o ecrã MMI touch de 14,5 polegadas.

O ecrã MMI de 10,9 polegadas para o passageiro pode ser encomendado especialmente para os ocupantes da frente. Graças ao Modo de Privacidade Ativa, os passageiros podem utilizar o sistema de infotainment sem que o condutor seja visualmente distraído. Ao mesmo tempo, oferece a opção de assistência ao condutor em tarefas de navegação, por exemplo.

Com o seu “Material Driven Design”, o novo Audi Q5 atende à exigência de uma sensação de espaço com um elevado nível de conforto. Como contrabalanço às áreas digitais e técnicas, o chamado elemento soft wrap percorre toda a largura do painel, de porta a porta. Juntamente com os painéis de tecido nas portas e os apoios de braços, garante um ambiente acolhedor. Esta filosofia de design orientada para o condutor também oferece o potencial de individualizar o interior de acordo com as suas próprias preferências.

Os materiais foram selecionados com base numa perspetiva funcional e, ao mesmo tempo, garantem uma diferenciação clara de design entre as várias áreas do interior. As áreas orientadas para o conforto são destacadas com superfícies generosas e materiais macios. Em contraste, os controlos são projetados com precisão e, opcionalmente, podem ser acabados em preto de alto brilho e alta qualidade.

Os assentos com costura em padrão de diamante, o soft wrap, os espelhos das portas e o apoio de braço na versão desportiva S line são acabados com materiais sustentáveis como Kaskade e Dinamica, entre outros. O estofo têxtil Kaskade é inspirado em materiais naturais, como a lã, e não é tingido adicionalmente. É feito a partir de materiais reciclados, como orlas de tecidos e poliéster reciclado. Parte da cobertura é feita com o tecido Impressum, que contém fibras plásticas recicladas. Dinamica tem a aparência e a sensação de camurça, mas quase metade é feita de poliéster reciclado, um dos quais provém de sobras têxteis.

Luz de interação dinâmica

O interior claramente delineado do Q5 SUV também se destaca no escuro. A luz de contorno no painel de instrumentos e nas portas enfatiza a largura do interior, enquanto a luz indireta abaixo do Curved Audi MMI Panorama Display e na consola central cria um efeito visual de flutuação.

Os materiais de alta qualidade nas portas são iluminados de forma impressionante. Além disso, há a luz de interação dinâmica (IAL), que se estende por toda a largura do interior como uma faixa de luz LED e apoia a interação dos ocupantes com o veículo. Por um lado, a IAL serve para destacar o interior e oferece, por exemplo, uma função de boas-vindas ou indica quando o veículo está trancado ou destrancado.

Por outro lado, proporciona suporte em termos de segurança: por exemplo, a luz indicadora dinâmica é visualizada. Isto melhora a exibição no Virtual Cockpit. A IAL permanece sempre como um display adicional e não substitui os indicadores de direção no Virtual Cockpit. A luz de interação dinâmica faz parte do pacote de iluminação ambiente plus.

Aerodinâmica e insonorização

A aerodinâmica e a insonorização do novo SUV Audi Q5 foram otimizadas com uma variedade de soluções detalhadas. A proteção inferior da carroçaria e as secções dianteira e traseira com design aerodinâmico desempenham um papel importante no conceito de aerodinâmica. As cortinas de ar são utilizadas para canalizar o fluxo de ar e direcioná-lo para além dos aros das rodas, de modo que flua em torno das rodas dianteiras e dos lados do veículo com o mínimo de turbulência possível.

Além disso, o fluxo de ar é direcionado ao redor das rodas dianteiras pelos defletores de ar. A proteção inferior extensiva da carroçaria guia o fluxo de ar sob o veículo com menor turbulência. Painéis aerodinâmicos laterais na traseira do veículo garantem uma separação clara do ar, que é direcionado sobre a carroçaria. O spoiler de teto profundo também contribui para este efeito. Os espelhos exteriores também foram otimizados aerodinamicamente.

A insonorização do novo Q5 SUV também é excecional. O para-brisas vem equipado de série com vidros acústicos. Para melhorar ainda mais o conforto de condução, as janelas laterais dianteiras também estão disponíveis com vidros acústicos, mediante solicitação.

Impressionante de dia e de noite: o design de iluminação

Com o novo Audi Q5 SUV, a Audi não só sublinha o seu papel de liderança em design e tecnologia de iluminação, como também dá um passo em frente. As luzes traseiras têm um design tridimensional, unindo de forma espetacular os mundos físico e digital em combinação com a faixa de luz que se estende por toda a largura do veículo.

Na traseira, as marcantes luzes digitais OLED de segunda geração e a luz de projeção no spoiler acima do vidro traseiro, usada pela primeira vez na Europa, proporcionam maior segurança. Estas projetam um gráfico na área superior do vidro traseiro, ampliando, assim, a área da luz de travão. Também está integrada nas funções Coming Home e Leaving Home, ao sair ou destrancar o veículo.

No caso das luzes traseiras combinadas digitais OLED de segunda geração com um total de 266 segmentos, geram uma nova imagem várias vezes por segundo. Esta simbiose entre design de iluminação e nova tecnologia faz com que a luz no novo Q5 pareça mais viva e inteligente do que nunca.

A assinatura luminosa digital ativa também simboliza o futuro da tecnologia de iluminação da Audi. Na frente, a assinatura digital ativa é criada pela interação do algoritmo com quinze segmentos que se ajustam em intensidade. Os segmentos de luz individuais interagem de tal forma que a aparência geral da assinatura não varia em termos de intensidade.

Com as luzes traseiras combinadas digitais OLED 2.0, o Q5 eleva o design de iluminação, a gama de funcionalidades e, consequentemente, a segurança na sua classe a um novo patamar. Pela primeira vez, as luzes traseiras de segunda geração podem comunicar com o ambiente imediato do veículo (Car-to-X). A deteção de proximidade, introduzida pela primeira vez em 2020, foi ampliada no novo Q5 para incluir a luz de comunicação. Esta função avisa outros utilizadores da estrada sobre acidentes e avarias. Além do gráfico regular da luz traseira, exibe uma assinatura específica de luz estática com símbolos de aviso integrados em situações críticas de condução ou de tráfego.

A tecnologia também estabelece novos padrões em termos de individualização. Com até oito assinaturas de luz digital, dependendo do equipamento, nas luzes diurnas redesenhadas dos faróis Matrix LED e nas luzes traseiras digitais OLED 2.0, os condutores podem personalizar o seu Q5 de uma forma completamente nova. Uma configuração especialmente projetada de Coming Home e Leaving Home está disponível para cada assinatura de luz digital ao sair e destrancar o veículo.

Motores de combustão ultramodernos com MHEV plus

O novo Audi Q5 tem por base a plataforma PPC, uma plataforma para veículos com motores a combustão instalados longitudinalmente. No lançamento, todos os modelos da gama Q5 estão equipados com a altamente eficiente tecnologia MHEV plus.

O novo sistema MHEV plus com sistema elétrico de 48 V apoia o motor de combustão, reduz as emissões de CO2 e, ao mesmo tempo, aumenta o desempenho e o conforto de condução. É possível realizar manobras e estacionamento em modo puramente elétrico, embora de forma limitada. O gerador é capaz de produzir um binário adicional de até 230 Nm e até 18 kW (24 cv) de potência.

O sistema de 48 V também permite o uso de um compressor de ar condicionado acionado eletricamente, oferecendo a vantagem de que, mesmo quando o motor está desligado – por exemplo, ao desacelerar ou num semáforo – o sistema de ar condicionado continua a trabalhar a plena potência, mantendo o interior a uma temperatura confortável.

A bateria de iões de lítio dos veículos com MHEV plus é baseada na química de fosfato de ferro de lítio (LFP) e tem uma capacidade de armazenamento de 1,7 kWh. As principais tarefas do gerador por correia são servir de motor de arranque e fornecer energia elétrica à bateria.

O novo gerador permite condução em modo elétrico, alivia o motor de combustão e ajuda a reduzir o consumo de combustível. Durante a desaceleração, o gerador do sistema de propulsão devolve até 25 kW de energia à bateria (recuperação). A PPC permite a eletrificação gradual sob a forma de híbridos ligeiros. Mais tarde, no ciclo de vida do novo Audi Q5, também serão introduzidos híbridos plug-in com uma bateria de grande capacidade e opção de carregamento externo.

Três versões de motor no lançamento no mercado

Na Europa, os modelos Audi Q5 SUV serão lançados com três motorizações, com outras opções a serem introduzidas posteriormente. No lançamento, todas as variantes estarão equipadas com a tecnologia MHEV plus, que pode fornecer até 18 kW (24 cv) de potência adicional por curtos períodos. Todos os modelos utilizam a transmissão de dupla embraiagem S tronic de 7 velocidades.

O Audi Q5 está disponível com o motor 2.0 TDI da geração EA288 evo. Este motor oferece 150 kW (204 cv) e 400 Nm de binário, estando disponível apenas com tração integral quattro (consumo combinado: 6.6–5.9 l/100 km; emissões de CO2: 174–154 g/km – valores provisórios).

O Audi SQ5 será o modelo topo de gama no lançamento. O motor V6 TFSI com uma cilindrada de três litros produz 270 kW (367 cv) (Consumo combinado: 8.6–8.0 l/100 km; Emissões de CO2: 196–182 – Valores provisórios).

Agilidade e conforto

O novo SUV Audi Q5 oferece características de condução típicas da marca, com um comportamento maioritariamente neutro, e alcança um aumento notável no conforto graças à otimização da suspensão e da direção. De série, sai da linha de produção com suspensão de aço dinamicamente ajustada. Está também disponível uma suspensão desportiva (de série no Audi SQ5).

A suspensão de molas de aço, em combinação com o sistema de amortecedor seletivo FSD (Frequency Selective Damping) e um eixo dianteiro mais ágil, proporciona ao Q5 uma condução ainda mais firme na estrada. O FSD reduz as forças de amortecimento, particularmente em altas frequências – por exemplo, em calçadas de paralelepípedos – e mantém elevadas as forças em baixas frequências, como aquelas que ocorrem ao mudar de faixa ou em curva.

O controlo adaptativo do amortecimento está disponível na suspensão pneumática, opcional. A configuração básica desta suspensão pneumática pode ser adaptada às necessidades individuais através do Audi drive select. Comparado com o modelo anterior, oferece uma diferença muito mais percetível entre o modo conforto e o modo desportivo. O novo Q5 vem equipado com uma direção progressiva melhorada.

A mais recente geração de sistemas de assistência ao condutor

A Audi oferece uma ampla oferta de sistemas de assistência ao condutor para os novos modelos Q5, cujas funções melhoram significativamente a vida quotidiana e a segurança rodoviária para todos os utilizadores da estrada. Um sistema de assistência ao estacionamento traseiro com exibição de distância, controlo de cruzeiro e limitador de velocidade, aviso de saída de faixa, assistente de eficiência e assistente de atenção e sonolência são fornecidos de série desde o lançamento no mercado.

Pacotes adicionais de assistência com inúmeras funcionalidades podem ser configurados como opção. Estes incluem, por exemplo, o Adaptive Driving Assistant plus, que utiliza dados de mapas de alta resolução e dados de outros veículos calculados na nuvem para otimizar o reconhecimento de sinais de trânsito e auxiliar na aceleração, manutenção da velocidade e distância, bem como na orientação de faixa.

O Active Front Assist combina quatro funções de assistência: Front Emergency Brake Assist (assistente de travagem de emergência dianteiro), Evasion Assist (assistente de evasão), Turn Assist (assistente de viragem) e Front Cross Traffic Assist (assistente de tráfego cruzado dianteiro). Outros sistemas de assistência disponíveis incluem controlo de velocidade de cruzeiro baseado em sinais de trânsito, Park Assist plus e Rear Turn Assist (assistente de viragem traseira).

Conceito de Exibição e Operação

A nova gama Audi Q5 possui um interior digital totalmente conectado, baseado na nova arquitetura eletrónica. Com o ecrã panorâmico Audi MMI e o ecrã MMI para o passageiro, o “Digital Stage” é uma característica chave do interior. O conceito inclui também o ecrã MMI de 10,9 polegadas, equipado com o Modo de Privacidade Ativa. Esta tecnologia evita que o condutor se distraia durante a condução, mostrando o conteúdo do ecrã apenas ao passageiro da frente, enquanto para o condutor é visível apenas um ecrã preto.

O Audi assistant pode ser utilizado para controlar diversas funções do veículo. Este assistente digital, com suporte de IA, está integrado no veículo e é representado pela primeira vez por um avatar no ecrã central tátil do MMI e no head-up display.

Sistema de infotainment inteligente

O sistema de infotainment do Audi Q5 SUV utiliza o Android Automotive OS como sistema operativo. O conteúdo é atualizado através de atualizações over-the-air. Desta forma, os serviços Audi connect mais recentes estão sempre atualizados. Aplicações como o YouTube estão disponíveis através da loja de aplicações, que está integrada diretamente no MMI e não requer um smartphone para ser utilizada.

O coração do Sistema de Som Premium Bang & Olufsen é um amplificador altamente eficiente, alimenta 16 altifalantes com uma potência de 685 watts.

Os altifalantes na coluna A e os altifalantes de médio alcance produzem um efeito surround 3D incomparável. A tecnologia “Symphoria”, desenvolvida pelo Instituto Fraunhofer, desempenha um papel importante neste processo. Adiciona dimensões essenciais para uma imagem sonora natural: largura, profundidade e altura, criando uma sensação de amplitude no interior do carro.

Em comparação com o sistema de som Audi, o Sistema de Som Premium Bang & Olufsen funciona com a Compensação de Ruído do Veículo (VNC), que compensa os ruídos internos. Os clientes têm também a opção de expandir a sua experiência sonora a qualquer momento, adicionando funcionalidades através do sistema Functions on Demand.

Head-Up Display configurável

O Audi Q5 está disponível opcionalmente com um Head-Up Display (HUD) configurável. O HUD pode exibir uma ampla gama de informações de forma clara e concisa, como a velocidade, sistemas de assistência, instruções de navegação ou dados de media.

No novo Audi Q5, os condutores têm a opção de controlar as funções do veículo e do sistema de infotainment através do Head-Up display. Os controlos também permitem percorrer listas com seleção diretamente através dos botões no volante, uma inovação que permite aos condutores selecionar destinos recentes sem desviar os olhos da estrada. As chamadas recebidas também podem ser exibidas no Head-Up Display e atendidas diretamente pelo condutor, utilizando o botão no volante.

Além disso, os menus correspondentes no HUD mostram as últimas chamadas efetuadas, facilitando a seleção de chamadas frequentes. As plataformas de media também são controladas através do HUD: no modo de entretenimento, os condutores podem selecionar a sua estação de rádio ou podcast favorito, por exemplo, utilizando o controlo de lista.

Produção sustentável no México

A nova gama Audi Q5 será produzida na fábrica da Audi em San José Chiapa, no México. Com o avanço da eletrificação da plataforma PPC, as variantes híbridas plug-in parcialmente eletrificadas também serão produzidas nesse mesmo local, posteriormente. Como parte da estratégia de produção “360factory”, a Audi está a colocar uma forte ênfase na sustentabilidade, entre outros aspetos.

A fábrica em San José Chiapa destaca-se pela produção que conserva recursos e é um modelo exemplar de uso sustentável da água. A Audi México está também na reta final para alcançar a produção neutra em CO2¹.

O local é a primeira fábrica automóvel do mundo a ser certificada segundo os padrões da Alliance for Water Stewardship (AWS) pela sua gestão eficiente da água. Esta certificação é o resultado de várias medidas para o uso sustentável da água, incluindo um sistema de osmose inversa e a recolha de água da chuva numa lagoa dedicada. No total, a fábrica economiza 150.000 metros cúbicos de água por ano, o equivalente a 60 piscinas olímpicas.

Graças a uma gestão eficiente de resíduos, a taxa de reciclagem dos resíduos gerados na fábrica é superior a 90%. Além de reciclar materiais como sobras de metal da prensa, o local também se concentra na prevenção consistente de resíduos plásticos ao embalar componentes. Os especialistas no local desenvolveram alternativas às habituais embalagens de plástico, com o objetivo de minimizar o uso de materiais descartáveis.

Lançamento no mercado e preços

Os novos Audi Q5 SUV e Audi SQ5 SUV serão lançados no primeiro trimestre de 2025. A gama Audi Q5 estará disponível para encomenda a partir de setembro de 2024.

Valores de Consumo e Emissões dos Modelos Mencionados

Audi Q5 TDI quattro 150 kW
Consumo combinado de combustível em l/100 km: 6.6–5.9 l; Emissões combinadas de CO2 em g/km: 174–154 (valores provisórios)

Audi SQ5
Consumo combinado de combustível em l/100 km: 8.6–8.0; Emissões combinadas de CO2 em g/km: 196–182 (valores provisórios)

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