Comboios de passageiros regressam à Linha de Leixões a 9 de fevereiro

Os comboios de passageiros vão regressar à Linha de Leixões, circular ferroviária do Porto, no dia 09 de fevereiro, confirmaram hoje à Lusa a Infraestruturas de Portugal, a CP e a Câmara de Matosinhos.

De acordo com uma nota conjunta da Infraestuturas de Portugal (IP), da CP – Comboios de Portugal e da Câmara de Matosinhos enviada após questões da Lusa, o serviço regressará à circular ferroviária do Porto com “60 comboios nos dias úteis, 30 em cada sentido, com oferta de dois comboios por hora e por sentido nas horas de ponta da manhã e da tarde”.

“Aos sábados, domingos e feriados realizam-se 34 comboios, 17 por sentido”, numa ligação que “permite comboios diretos entre Ovar e Leça do Balio, sem necessidade de mudança em Porto-Campanhã, bem como comboios entre Porto-Campanhã e Leça do Balio”, refere a mesma nota.

Segundo o texto, “nesta linha ferroviária entre Porto-Campanhã e Leça do Balio, o comboio efetua paragem em Contumil, São Gemil, Hospital de São João, São Mamede de Infesta, Arroteia e Leça do Balio”.

Os horários podem ser consultados nos ‘sites’ da CP e da IP.

Em causa está a reabertura da Linha de Leixões a passageiros, com paragens em Porto-Campanhã, Contumil, São Gemil, São Mamede de Infesta, Arroteia e Leça do Balio.

Em dezembro, a Câmara de Matosinhos já tinha adiantado à agência Lusa que o serviço seria retomado em fevereiro, após os acessos às estações e apeadeiros estarem prontos em janeiro.

Em setembro, a Infraestruturas de Portugal (IP) iniciou as obras de alteamento de plataformas nas estações de Contumil e São Gemil, no âmbito da reabertura da Linha de Leixões ao tráfego de passageiros, que estava prevista para o final do ano passado, tendo os trabalhos se iniciado em agosto.

Além dos projetos dos apeadeiros Hospital São João e Arroteia e do alteamento das plataformas em Contumil e São Gemil, foi realizada uma beneficiação da iluminação pública existente nas estações de São Mamede de Infesta e Leça do Balio.

“A Câmara de Matosinhos estabeleceu, na envolvente das quatro dependências localizadas no concelho, a promoção da acessibilidade, designadamente dos modos ativos, com a constituição de percursos pedonais e alargamento de passeios existentes, conexão com a futura ciclovia de São Mamede de Infesta e com os transportes públicos rodoviários”, refere.

Houve ainda lugar ao “aumento da capacidade de estacionamento, visando a mudança modal do transporte individual para o serviço público de transporte de passageiros”, aponta o comunicado conjunto.

O apeadeiro do Hospital São João ficará a 350 metros do hospital e terá dois abrigos e uma paragem de autocarro nas imediações, consultou a Lusa.

Já o apeadeiro de Arroteia, nas imediações da Efacec, em Leça do Balio, ficará situado precisamente na Rua da Arroteia, junto ao Parque C da Efacec e à zona industrial adjacente à Rua D. Frei Gonçalo Pais, mas contará com apenas um abrigo.

A linha servirá o polo universitário da Asprela no apeadeiro do Hospital São João, ou polos industriais como a Arroteia (próximo à Efacec) ou Leça do Balio (próximo à Lionesa e Unicer).

O protocolo para a reabertura foi assinado entre a CP, IP e Câmara de Matosinhos em março, ainda homologado pelo ex-secretário de Estado Adjunto e das Infraestruturas Frederico Francisco.

Para já, a reabertura da Linha de Leixões far-se-á apenas até Leça do Balio, ficando a faltar o percurso na sua totalidade até Leixões (Senhor de Matosinhos), ligando ao Metro do Porto, STCP, Unir e metrobus, algo a ser estudado “numa segunda fase”.

O serviço de passageiros na Linha de Leixões foi interrompido em 2011, após reabertura em 2009 a partir de Ermesinde e sem bilhética Andante. A linha está inserida numa malha urbana de forte crescimento populacional da Área Metropolitana do Porto, abrangendo parte dos concelhos do Porto, Valongo, Maia e Matosinhos.