Carro voador da Xpeng está pronto para dominar os céus: nem o preço proibitivo assusta os futuros clientes
Pode parecer algo saído de um filme de ficção científica… mas o futuro está já ao virar da esquina: o primeiro veículo voador modular já é uma realidade. Chama-se ‘Land Aircraft Carrier’ (LAC) e é uma invenção da empresa chinesa Xpeng, que já comercializa carros elétricos em Portugal que prometem rivalizar com os Tesla.
De acordo com o site especializado ‘CarNewsChina’, este veículo voador já fez o seu batismo de voo: após a sua estreia, o modelo recebeu mais de 2 mil pedidos, apesar do preço proibitivo: dois milhões de yuans, o que equivale a cerca de 261 mil euros. As primeiras unidades deverão chegar em 2026.
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O projeto foi desenvolvido pela subsidiária da Xpeng, Xpeng AeroHT, divisão especializada em porta-aviões terrestres do fabricante. Esta empresa fundada em 2013 tinha inicialmente outra ideia em mente sobre este veículo: na realidade, queria criar um carro para circular na estrada com rotores amovíveis no tejadilho. O projeto revelou-se impossível de prosseguir, pelo que as atenções foram desviadas para o desenvolvimento deste carro voador modular.
O LAC realizou a sua exposição no passado dia 12 no Zhuhai Air Show (China). O fundador da empresa, Zhao Deli, explicou como é o veículo, composto por dois elementos principais: a “nave-mãe” e um grande drone – por isso foi denominado veículo voador modular.
Este veículo inovador pode lembrar o Tesla Cybertruck, mas sem carroceria coupé e com seis rodas. Mede 5,5 metros de comprimento, 2 metros de largura e 2 metros de altura, movido por uma mecânica EREV (Extended Range Electric Vehicle) com a qual pode percorrer até 1.000 quilómetros.
O veículo voador deste emparelhamento está perfeitamente armazenado na “nave-mãe”. Para se impulsionar, possui uma configuração elétrica de seis rotores e dois dutos, com capacidade entre cinco e seis voos com carga total. Além disso, pode carregar a bateria do drone de 30 a 80% em 18 minutos. O voo dispensa a presença de um piloto na cabina: aliás, tem duas formas de voo: manual e autónoma.
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Manualmente, utiliza um sistema de controlo de alavanca única que substitui o método convencional de um helicóptero para facilitar. No modo autónomo, pode executar funções como planeamento automático de rotas, voo de cruzeiro automático, regresso inteligente para casa com um botão e visão de aterragem, entre outras.
No passado dia 27, a Xpeng realizou a cerimónia de inauguração da sua fábrica dedicada ao fabrico de carros voadores modulares, localizada em Guangzhou, na China. A produção em série terá início em 2026, com capacidade anual de 10 mil unidades. Em setembro deste ano, a empresa já havia recebido mais de 3.000 pedidos deste veículo voador, antes mesmo do início das pré-vendas oficiais.
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Segundo a Xpeng AeroHT, a nova fábrica será dedicada exclusivamente à produção do drone. Em vez disso, o veículo de três eixos será montado numa das fábricas existentes da Xpeng EV. Recorde-se que a empresa automóvel chinesa possui atualmente duas fábricas em Zhaoqing e Guangzhou.
Buckle up! Experience the speed and thrill of the "Land Aircraft Carrier" at the Airshow.#XPENGAEROHT #FlyingCar #LandAircraftCarrier #AirshowChina pic.twitter.com/59XTsrPLlw
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