Calor extremo dá tréguas a partir de hoje, mas risco de incêndios mantém-se elevado “até ao fim de semana”
Os últimos dias foram de calor abrasador, acima dos 40ºC grande parte do país, tendo chegado a ultrapassar os 45ºC em alguns pontos do país, como Alvega e Pinhão, Tomar ou Lousã, segundo o IPMA, mas a partir de hoje as temperaturas entram em rota descendente até ao fim de semana.
“As temperaturas vão começar a baixar, primeiro no litoral”, segundo explica Sílvia Almeida Nunes, investigadora do Instituto Dom Luiz, em declarações à SIC, mas “no interior Norte o perigo meteorológico de incêndio deverá manter-se até ao fim de semana”.
Quanto a novas ondas de calor no horizonte, a especialista diz que “é complicado” ter uma previsão certa, mas recorda que “ainda vem o mês de setembro, e o mês de outubro”, que nos últimos anos têm registado temperaturas mais elevadas do que o habitual, e mantêm condições favoráveis para propagação de incêndios florestais.
Certo é que, com ou sem onda de calor no futuro, a partir de hoje pode contar com menos calor.
De acordo com as previsões do IPMA, em Lisboa, a temperatura máxima desce de 36ºC (hoje), para 33ºC, no dia seguinte, e 28ºC no sábado.
No Porto, conte com algumas nuvens e máximas que não irão além dos 25ºC.
Viana do Castelo terá nebulosidade e 23ºC de temperatura máxima.
Mais abaixo, Leiria contará com céu parcialmente nublado e máximas de 29ºC, que vão descendo progressivamente.
Portalegre, que está sob aviso amarelo devido às temperaturas até sexta-feira, contará com 37ºC de máxima, que descem para 35ºC na sexta-feira.
Já em Setúbal, conte com os termómetros a atingir um máximo de 37ºC, com tendência de descida no sábado.
Évora e Beja terão os termómetros a chegar aos 39ºC, mas no sábado já ‘só’ registarão 31ºC.
Já no Algarve, as temperaturas seguirão em contraciclo, sobem hoje até aos 37ºC e novamente na sexta, para os 40ºC. A partir de sábado começam a descer.