“A aeronave envolvida é um Boeing 787-8 Dreamliner com 11 anos. Este é o primeiro grande acidente a envolver o 787”, garantiu Graham Braithwaite, diretor de Aeroespacial e Aviação da Universidade de Cranfield, citado pela agência ‘Reuters’.
No entanto, em maio de 2024, um ‘whistleblower’ chamou a atenção depois de ter denunciado que partes dos aviões 787 Dreamliner da Boeing foram construídas de maneira insegura, o que pode levar a “consequências devastadoras”.
Richard Cuevas, mecânico da Strom, contratada da Spirit Aerosystems, parceira de fabricação da Boeing, afirma ter testemunhado furos perfurados incorretamente nas anteparas de pressão dianteiras de aviões 787 nas instalações da Spirit em Wichita, Kansas, em 2023. A antepara é uma das principais partes da fuselagem de um avião e é crucial para manter a estrutura do avião intacta enquanto ele está no ar.
Também em junho o ‘New York Times’ noticiou que foram descobertos componentes feitos de titânio em aviões Boeing e Airbus que foram fabricados com base em documentação falsificada, levantando sérias preocupações sobre a integridade estrutural dessas aeronaves.
A informação foi divulgada por um fornecedor dos fabricantes de aviões e estaria a ser investigada pela Spirit AeroSystems, pela Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA, e pela Agência para a Segurança da Aviação da União Europeia, revela o ‘The New York Times’.
A Spirit AeroSystems, que fornece fuselagens para a Boeing e asas para a Airbus, identificou pequenos buracos no material devido à corrosão. Este problema, originado por um fornecedor turco de materiais, a Turkish Aerospace Industries, remonta a 2019, quando comprou um lote de titânio de um fornecedor na China, e que passou por várias empresas antes de ser utilizado na fabricação de peças aeronáuticas.
Não foi possível confirmar quantos aviões possuem peças feitas com material questionável, mas inclui modelos Boeing 737 Max, 787 Dreamliner e Airbus A220 fabricados entre 2019 e 2023.
O Boeing 787-8 Dreamliner é considerado uma das mais modernas aeronaves de passageiros em serviço.
https://executivedigest.sapo.pt/noticias/fornecedor-da-boeing-enviava-regularmente-pecas-com-defeitos-alerta-denunciante/
https://executivedigest.sapo.pt/noticias/tres-novos-incidentes-com-avioes-boeing-aumentam-duvidas-sobre-empresa/
https://executivedigest.sapo.pt/noticias/regulador-aereo-dos-eua-abre-investigacao-ao-dreamliner-787-da-boeing/














