Atenção, passageiros: Metro de Lisboa e Carris com novos horários nos próximos dias

A exemplo de anos anteriores, face à acentuada redução da procura habitualmente verificada na noite de Natal e no dia de Natal, o Metropolitano de Lisboa encerrará o serviço de exploração às 22 horas de dia 24 de dezembro e recomeçará a exploração às 8 horas de dia 25 de dezembro.

Em comunicado, a empresa indicou que os serviços de atendimento ao cliente também estarão encerrados no dia 24 de dezembro:

– postos de venda, à exceção dos postos das estações Colégio Militar/Luz, Marquês de Pombal II, Cais do Sodré e Oriente que irão manter-se abertos;

– postos de cartões urgentes;

– Espaços Cliente Campo Grande e Marquês de Pombal;

– Centro de Atendimento;

– Posto de cobrança de coimas.

Os pedidos de cartão urgente realizados no dia 23 de dezembro (segunda-feira), só poderão ser levantados no dia 26 de dezembro (quinta-feira).

O serviço de adesão ao cartão navegante® personalizado online estará disponível, aplicando-se o mesmo prazo de entrega dos cartões urgentes solicitados via presencial, ou seja, só serão entregues no dia 26 de dezembro.

Carris também ajusta horários

A rodoviária Carris Metropolitana também vai ajustar os seus horários nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro, havendo interrupções e reduções de serviço nas quatro áreas operacionais.

Numa publicação publicada na sua página ‘online’, a transportadora da Área Metropolitana de Lisboa dá conta de que na área 1 – Amadora, Cascais, Lisboa, Oeiras e Sintra – os passageiros devem consultar diretamente as linhas que utilizam no ‘site’ ou na ‘app’, na ferramenta ‘Pesquisar Linhas’, de forma a verificar as alterações.

Na área 2, que abrange os concelhos de Loures, Mafra, Odivelas e Vila Franca de Xira, o serviço será interrompido às 22:00 no dia 31 e será retomado às 07:00 no dia 1 de janeiro.

Na área 3 – Almada, Seixal e Sesimbra -, nos dias 24 e 31 de dezembro, haverá uma redução de serviço entre as 21:00 e as 21:30, com interrupção total a partir das 21:30, aconselhando a empresa a que sejam consultadas no ‘site’ “exceções operacionais”.

Já nos dias 25 de dezembro (feriado de Natal) e 1 de janeiro (feriado de Ano Novo), o serviço estará interrompido até às 07:00, sendo progressivamente retomado até às 07:30, com algumas exceções.

Na área 4 (Alcochete, Moita, Montijo, Palmela, Setúbal e Barreiro), no dia 24 de dezembro (véspera de Natal) o serviço será interrompido às 21:00, sendo que as viagens iniciadas até esse horário serão realizadas normalmente e as que estiverem em curso continuarão até ao destino.

No dia 25 de dezembro o serviço será retomado às 07:30, enquanto no dia 31 (véspera de Ano Novo) a circulação será interrompida às 22:00, com exceção das linhas 4512, 4600, 4602, 4604, 4701, 4702, 4705, 4707, 4710, 4715, 4725 e 4730, que funcionarão até ao final do dia, assegurando ligações ao Terminal do Barreiro e a Lisboa.

Em 1 de janeiro, ainda na área 4, o serviço será retomado às 07:30.

Os Espaços Navegante Carris Metropolitana vão funcionar até às 14:00 de 24 de dezembro e, em 31 de dezembro, até às 18:00. Nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro estão encerrados.