Alemanha prepara-se para conflito com Rússia: documento de mil páginas contém plano de atuação e avisos às empresas
Um documento com mil páginas sobre os planos alemães para uma eventual guerra com a Rússia foi tornado público esta sexta-feira: o chamado Plano de Operações Alemanha foi revelado pela publicação ‘Frankfurter Allgemeine Zeitung’.
O documento salientou que os preparativos da Alemanha em caso de guerra com Moscovo já estão em marcha: a Bundeswehr (Forças Armadas alemãs) tem confrontado recentemente diversas empresas com a emergência – com base no “Plano Operacional Alemão”, cujos detalhes são secretos.
Mas nele, revelou a publicação, estão enumeradas as estruturas e instalações de infraestruturas que são particularmente dignas de proteção por razões militares. Oferece também dicas às empresas locais sobre como responder à guerra – incluindo a preparação de pessoal substituto caso os trabalhadores migrantes deixem a Alemanha. Constam também dicas de consciencialização sobre vigilância por drones, ataques cibernéticos e outras formas de espionagem em comunidades locais.
Contém também planos detalhados sobre como proceder em caso de defesa, ou anteriormente, em caso de tensão, ou seja, se alguém respondesse com dissuasão a uma manobra russa no flanco leste da NATO. Além disso, detalhou como a Alemanha administraria logisticamente a hospedagem de dezenas de milhares de tropas da NATO, caso fosse necessário – a Alemanha tornar-se-ia então um centro para dezenas de milhares, possivelmente centenas de milhares de soldados que teriam de ser transportados para leste, juntamente com material de guerra, alimentos e medicamentos.