Natal é ‘cancelado’ na terra do Pai Natal devido à falta de um elemento essencial

Cidades como Rovaniemi, a “casa oficial do Pai Natal”, têm registado condições anormalmente amenas nas últimas semanas: em vez dos típicos 20-30 cm de neve no solo, o mês de novembro não viu mais do que alguns centímetros em manchas isoladas, com a maior parte da região totalmente desprovida de neve

Francisco Laranjeira
Dezembro 5, 2024
17:05

Enquanto a Lapónia se delicia com as temperaturas amenas do inverno, a falta de neve afeta os planos de viagem. Ou seja, para alguns viajantes sem sorte, o Natal foi abruptamente cancelado. Isto porque falta um elemento essencial: a neve. Motivo pela qual a grande empresa alemã de férias TUI começou a cancelar algumas das viagens à Lapónia, conhecida por ser a terra do Pai Natal.

Cidades como Rovaniemi, a “casa oficial do Pai Natal”, têm registado condições anormalmente amenas nas últimas semanas: em vez dos típicos 20-30 cm de neve no solo, o mês de novembro não viu mais do que alguns centímetros em manchas isoladas, com a maior parte da região totalmente desprovida de neve.

Nos últimos dias 3 e 4, a TUI cancelou várias viagens para Kuusamo, na Lapónia finlandesa, devido à falta de neve. As fortes chuvas que caíram na região dissolveram a pouca neve que restava, impossibilitando a realização de muitas das excursões invernais planeadas para os visitantes.

“Temos estado a acompanhar de perto as previsões meteorológicas em Kuusamo. Infelizmente, registou-se uma forte precipitação e a neve que existia desapareceu”, referiu o comunicado da empresa. “Isto significa que, lamentavelmente, não será possível realizar a experiência mágica da Lapónia que tínhamos planeado para si, incluindo provas e excursões pré-reservadas. Compreendemos o quão devastadora será esta notícia e lamentamos imenso ter chegado a este desfecho.”

Outras agências de viagens estão a acompanhar de perto o estado do tempo e algumas zonas estão a utilizar canhões de neve para garantir que os visitantes tenham a experiência mágica de inverno que planearam.

Lapónia: Um destino de inverno popular

Há algumas décadas, viajar até à Lapónia para visitar o Pai Natal era algo com que as crianças apenas podiam sonhar. Mas, atualmente, graças a centenas de novas ligações aéreas com países europeus, uma visita mágica à verdadeira casa do Pai Natal está apenas a um bilhete de distância.

A Finnavia, a operadora dos aeroportos finlandeses, referiu que, no ano passado, mais de 1,5 milhões de pessoas visitaram a Lapónia finlandesa, mais 20% do que no ano anterior. Só em novembro e dezembro, os aeroportos de Rovaniemi, Kittilä, Ivalo, Kuusamo e Kemi-Tornio registaram 547.773 passageiros.

Para além da Finlândia, a Lapónia sueca tem registado um número recorde de visitantes nos últimos anos. No condado de Norrbotten, onde se situa a Lapónia, o turismo de inverno aumentou 9% em 2023, com a cidade de Kiruna – onde se situa o famoso ICEHOTEL – a registar mais 50 mil dormidas em comparação com o ano anterior.

Muitos visitantes chegam antecipando dias de diversão no frio – trenós puxados por cães, motas de neve, safaris de renas. Com pouca ou nenhuma neve em algumas áreas, atividades como estas tornam-se impossíveis. Até as renas estão a ter dificuldades em retirar o seu alimento favorito, o líquen, de debaixo das camadas de gelo compactado.

De acordo com a empresa de viagens ‘J2SKI’, espera-se muito pouca neve na Lapónia nos próximos dias. O próximo nevão está previsto para esta sexta-feira e, durante a próxima semana, espera-se que as áreas de esqui recebam entre 2 e 6 cm de neve. Embora seja possível esquiar e andar de trenó em pequenas profundidades de neve como esta, é provável que o gelo acumulado por baixo torne as condições desfavoráveis para muitas atividades populares de inverno.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.