Milhares de pássaros estão presos e a voar em círculos no olho do furacão ‘Melissa’: cientistas procuram explicações

O meteorologista Matthew Cappucci partilhou as imagens nas redes sociais, explicando: “O radar Doppler a bordo do avião captou ecos biológicos, não chuva, dentro do núcleo do furacão. Era vida capturada no coração do caos”

Francisco Laranjeira
Outubro 28, 2025
18:04

O avião ‘Hurricane Hunter’, da agência científica do Governo dos EUA dedicada ao estudo e previsão de mudanças ambientais (NOAA), detetou um fenómeno incomum: centenas de pássaros a circular dentro do olho do furacão ‘Melissa’. Por entre uma aparente calmaria, os pássaros mostraram-se “cercados por uma muralha de ventos furiosos, incapazes de escapar”, de acordo com o ‘Meteored’.

“Milhares de aves migratórias foram capturadas num momento de calmaria mortal, enquanto águas mais quentes e uma atmosfera carregada de humidade provocam tempestades cada vez mais rápidas e violentas” que estão alimentar o ciclone tropical “extremamente perigoso” que ameaça a Jamaica.

O meteorologista Matthew Cappucci partilhou as imagens nas redes sociais, explicando: “O radar Doppler a bordo do avião captou ecos biológicos, não chuva, dentro do núcleo do furacão. Era vida capturada no coração do caos.”

O post rapidamente tornou-se viral e foi confirmada por outros especialistas, como o meteorologista Mike Collier, que a descreveu como “uma cena tão bonita como trágica”. Um fenómeno semelhante ocorreu no olho do furacão ‘Helene’ em setembro de 2024.

De acordo com o ‘Meteored’, os cientistas acreditam que “isso pode estar relacionado ao aumento da intensidade e da estrutura vertical dos furacões, alimentado pelo aquecimento global”.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.