Mais de 30 mil crianças imunizadas contra o vírus sincicial respiratório

A Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou esta segunda-feira que mais de 30 mil crianças já foram imunizadas contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) desde o início da campanha, há cerca de um mês e meio. As autoridades consideram este número “um passo importante” na proteção dos mais novos contra formas graves da doença, cuja época de maior circulação se aproxima.

Pedro Gonçalves
Novembro 10, 2025
16:50

A Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou esta segunda-feira que mais de 30 mil crianças já foram imunizadas contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) desde o início da campanha, há cerca de um mês e meio. As autoridades consideram este número “um passo importante” na proteção dos mais novos contra formas graves da doença, cuja época de maior circulação se aproxima. A vacinação é apontada como a forma mais eficaz de prevenir complicações e internamentos, ajudando a reduzir a pressão sobre os serviços de saúde e a contribuir para um inverno mais seguro e saudável para as crianças.

O programa de imunização, iniciado a 16 de setembro de 2025, prevê alcançar cerca de 68 mil crianças elegíveis até 31 de março de 2026. A campanha abrange crianças nascidas entre 16 de setembro de 2025 e 31 de março de 2026 em maternidades dos setores público, privado e social, bem como crianças nascidas entre 1 de junho e 15 de setembro de 2025 nos cuidados de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS), incluindo aquelas com fatores de risco definidos. A DGS alerta que a infeção por VSR tende a aumentar nos meses de outono e inverno, período em que circulam simultaneamente outros vírus respiratórios e gastrointestinais, podendo levar ao desenvolvimento de doença grave e hospitalização em crianças pequenas, prematuros e menores com fatores de risco acrescido.

Na campanha anterior, referente ao período 2024/2025, 86% das crianças elegíveis foram imunizadas, um resultado considerado muito positivo pelas autoridades de saúde, que esperam manter ou mesmo superar essa taxa de cobertura nesta nova fase do programa. Com o número atual de crianças já protegidas, Portugal aproxima-se do objetivo de imunizar cerca de 68 mil menores até março de 2026. A DGS reforça a importância de pais e cuidadores levarem as crianças para a vacinação dentro dos prazos estabelecidos, garantindo proteção ampla contra o VSR e contribuindo para um inverno mais seguro, com menos internamentos pediátricos devido a infeções respiratórias.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.