Já se perguntou por que a fruta madura é muito mais doce? O objetivo é a imortalidade

Quando uma fruta amadurece, passa por uma série de transformações bioquímicas que alteram o seu sabor, textura e aroma. Uma das mudanças mais notáveis ​​é o aumento da doçura. Mas por que isso acontece?

Francisco Laranjeira
Setembro 14, 2024
16:30

Já se perguntou sobre a ‘magia’ do amadurecimento da fruta? Sobretudo a forma como ela se torna mais doce?

Quando uma fruta amadurece, passa por uma série de transformações bioquímicas que alteram o seu sabor, textura e aroma. Uma das mudanças mais notáveis ​​é o aumento da doçura. Mas por que isso acontece?

Dentro da fruta verde há grandes quantidades de amido, uma molécula complexa de açúcar. À medida que a fruta amadurece, algumas enzimas decompõem esse amido em açúcares mais simples, como glicose e frutose.

Essas moléculas são muito mais doces ao paladar e por isso tornam a fruta mais agradável de comer.

Tudo isso é conseguido com a ajuda do etileno, uma hormona vegetal que desempenha um papel fundamental no amadurecimento. Esta hormona desencadeia uma cascata de reações químicas que aceleram a conversão do amido em açúcares e promovem outras alterações associadas ao amadurecimento, como o amolecimento da polpa e o desenvolvimento do aroma.

Além disso, à medida que a fruta amadurece, o seu pH tende a aumentar, tornando-se mais alcalina. Esta mudança também contribui para o aumento da doçura percebida, pois influencia a forma como as papilas gustativas detetam os sabores.

Mas porque é que a natureza projetou este processo?

A evolução deu aos frutos esta capacidade de se tornarem mais doces à medida que amadurecem por uma razão muito simples: para atrair animais e alcançar a imortalidade. E ao oferecer uma doce recompensa, as frutas incentivam os animais a comê-las e, assim, a dispersar suas sementes através dos excrementos. Dessa forma, as plantas garantem a sobrevivência de suas espécies.

Agora, nem todas as frutas amadurecem da mesma maneira. Alguns, como bananas e abacates, continuam a amadurecer após serem colhidas; já outros, como cerejas e uvas, atingem o nível máximo de doçura na árvore.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.