Inteligência Artificial: Este emprego pode valer-lhe um salário entre os 160 e os 308 mil euros… e não precisa de ter experiência

Com o advento da era da Inteligência Artificial (IA), cada vez mais falado devido a tecnologias como o ChatGPT, há receios de que alguns trabalhos se poderão tornar obsoletos, mas, por outro lado, estão a ser criadas oportunidades de emprego em que os salários atingem valores de até 300 mil euros.

Pedro Gonçalves
Abril 10, 2023
11:09

Com o advento da era da Inteligência Artificial (IA), cada vez mais falado devido a tecnologias como o ChatGPT, há receios de que alguns trabalhos se poderão tornar obsoletos, mas, por outro lado, estão a ser criadas oportunidades de emprego em que os salários atingem valores de até 300 mil euros… E que não necessitam de experiência na área da tecnologia.

Tratam-se de trabalhos na área da engenharia de ‘prompt’ de IA, impulsionados pelo aparecimento de chatbots com esta tecnologia, e que envolve aproveitar o potencial da IA em toda a sua extensão, comunicando com o algoritmo e, desta forma, gradualmente ir ensinando o sistema a responder a seguir comandos específicos.

Na prática trata-se de um emprego relacionado com a comunicação com robôs, para ensinar o algoritmo a responder cada vez a mais ordens e a dar respostas mais diversificadas e certeiras.
A procura por candidatos com as competências adequadas está a crescer em flecha, caso disso verificasse na Anthropic, uma start-up de IA, sedeada em São Francisco, nos EUA, que tem disponível uma vaga para um “engenheiro prompt e bibliotecário”, em que o salário começa nos 160 mil euros, e pode chegar aos 308 mil por ano.

“A engenharia prompt é como ensinar um robô a falar connosco, da mesma forma que usamos palavras para comunicar uns com os outros”, explica Michael Delcore, especialista nesta área, em entrevista à Euronews. “É necessário dar ao robô as palavras certas para que entenda o que queremos que faça. Para fazer isso, precisamos de pensar bem nas palavras que usamos”, adianta.

Que competências são necessárias?
O especialista afirma que a engenharia de prompt é uma forma artística de comunicar com os algoritmos de IA, que mistura também algumas competências técnicas, mas que não necessita de conhecimentos de linguagem de programação. São sim necessárias competências linguísticas e gramaticais, capacidades de análise de dados e pensamento crítico.

Neste sentido, a língua mais procurada é o Inglês. Maria Bruce, engenheira de prompt, explica que o sucesso nesta profissão depende do cotexto e da intenção do utilizador, sendo que a função deve ser direta, relevante e inequívoca, para evitar que o algoritmo cometa erros. “Não deve ser aberta a interpretações [a linguagem usada]. Tem de se usar as palavras com intenção”, garante.

Existem alguns guias a seguir, mas, uma vez que se trata de um trabalho emergente, ainda não existe uma fórmula definida de sucesso garantido.

Como chegar a este trabalho?
São cada vez mais as empresas a procurar trabalhadores na área da engenharia de prompt, em que se procura pessoas com capacidades de linguagem, literacia tecnológica e interesse na área da Inteligência Artificial: a formação ou experiência profissional são secundários.

Maria Bruce estudou política e não tinha experiência na área da tecnologia. “Acho que o critério era apenas se eram inteligentes e capazes de o fazer. Se têm esse entendimento profundo da engenharia de prompt e conseguem aplicá-lo”, exemplifica.

A engenheira de prompt exemplifica as funções como relacionadas com a capacidade de brincar com as palavras, perceber que estruturas de composição frásica podem ou não funcionar, analisar a pontuação adequada em cada um dos casos para obter a melhor resposta.

Bruce garante que a IA acabará por criar novas oportunidades no mercado de trabalho, e refuta a hipótese que ameace ou elimine trabalho. “A nova tecnologia não vai acabar com as carreiras das pessoas. Vai criar novos empregos que nunca vimos possíveis”, assegura, adiantando que esta tecnologia permitira repensar a forma como as pessoas trabalham e resultará num aumento da produtividade.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.