Um homem que sofreu um ataque cardíaco em Reno, no estado americano do Nevada, conseguiu chegar ao hospital graças ao sistema de condução autónoma completa da Tesla. O episódio ocorreu a 25 de agosto últiimo, quando o condutor, incapaz de continuar a conduzir devido ao agravamento do seu estado de saúde, entrou no seu veículo elétrico e ativou o sistema FSD, que conduziu automaticamente até à unidade hospitalar mais próxima, segundo o ‘Motor1’.
Poucos minutos depois de dar entrada no hospital, o paciente sofreu uma paragem cardíaca, tendo sido submetido a uma intervenção cirúrgica de emergência. A cirurgia foi realizada a tempo e permitiu salvar-lhe a vida. De acordo com um comunicado divulgado pela empresa Escaplon & Co, o homem encontra-se atualmente em recuperação após uma cirurgia de coração aberto realizada a 14 de novembro.
Relato partilhado nas redes sociais
O próprio protagonista partilhou o episódio na rede social ‘X’, onde descreveu a gravidade da situação vivida naquele dia. “A dia 25 de agosto, sofri um ataque cardíaco. O meu Tesla com FSD conseguiu levar-me ao destino quando eu estava prestes a desmaiar. Na realidade, estava morto, mas fui reanimado na mesa de cirurgia do hospital”, escreveu. Na mesma publicação, afirmou que o sistema de condução autónoma “salvou literalmente a minha vida e, potencialmente, a de outras pessoas na estrada”.
Numa publicação posterior, acrescentou que várias pessoas lhe aconselharam a ir para casa ou para o hospital, levando-o a pedir ao Tesla que o acompanhasse utilizando a função FSD. O condutor admitiu ainda que desconhecia que os ataques cardíacos pudessem prolongar-se durante várias horas.
Casos semelhantes já tinham sido registados
Este não foi um caso isolado. A 1 de abril de 2024, um homem identificado como Max Paul Franklin relatou ter sofrido uma série de problemas de saúde que culminaram num ataque cardíaco que descreveu como “ligeiro”. Nessa ocasião, o seu Tesla Model Y percorreu autonomamente 21 quilómetros até ao serviço de urgência, permitindo-lhe receber assistência médica atempada.
A publicação desse episódio foi igualmente partilhada no X e mereceu um comentário de Elon Musk, diretor executivo da Tesla, que se mostrou satisfeito por o sistema FSD ter ajudado o condutor e por este se encontrar bem.
Glad Tesla FSD was there to help and that you’re feeling well! https://t.co/8krLuAMEaj
— Elon Musk (@elonmusk) April 11, 2024














